unico recebe novo aporte e é o mais novo unicórnio do Brasil

1

unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, recebe aporte de R$ 625 milhões, investidos pelos fundos General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, e entra para a lista de unicórnios brasileiros. O montante chega após 10 meses do investimento de R? 580 milhões pelos mesmos fundos. A rodada contou, ainda, com a participação de Micky Malta, sócio da Ribbit Capital, e do Big Bets. Com o anúncio, o valor de mercado da IDtech ultrapassa USD 1 bilhão e consolida a unico como uma das techs mais promissoras do último ano.

De acordo com Diego Martins, fundador e CEO da unico, o aporte coloca a empresa no caminho certo para se tornar uma big tech brasileira com inovação proprietária, com o objetivo de fazer da identidade digital a chave para conectar pessoas a todos os serviços e transações do dia a dia. "Desde a última rodada de investimentos, temos trabalhado duro para estruturar nosso crescimento exponencial de forma sustentável, pensando em três pilares: nosso time, nossas tecnologias próprias, e nossa expansão orgânica e por aquisições", explica Diego.

No último ano, a unico triplicou seu quadro de pessoas, chegando a quase 700 profissionais; tornou a engenharia o coração das suas operações e do desenvolvimento de produtos; fortaleceu time de liderança, com nomes de peso do mercado; e adquiriu duas empresas – Vianuvem e CredDefense – ampliando a atuação para segmentos como compra e venda de veículos, locação de carros, logística, educação e saúde.

Startup atraente para os investidores?

A unico quer tornar a conexão entre pessoas e empresas mais ágil e segura a partir da identidade digital. Com aposta no desenvolvimento de novas tecnologias, a startup, que é pioneira em autenticar e proteger identidades no mundo digital, foi uma das empresas SaaS (software as a service) que mais cresceu neste ano, conquistando um novo grande cliente a cada dia útil.

Hoje, cerca de 800 empresas utilizam tecnologia unico, considerado assim o maior ecossistema de autenticação digital, e que apoia os brasileiros no momento de uma compra, na solicitação de crédito, no processo de admissão e na validação de documentos a partir da assinatura eletrônica. Entre elas estão os maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces, indústrias e telecoms, como Magalu, Pernambucanas, C6Bank, Banco Original e B2W. De janeiro a junho de 2021, o unico|check, solução de biometria facial da unico, já evitou R? 22 bilhões em prejuízos a empresas e pessoas e identificou uma fraude de identidade a cada 12 segundos.

De acordo com Martin Escobari, copresidente, diretor-executivo e chefe para a América Latina da General Atlantic, acompanhar a unico é estar imerso nas tendências futuras de transformação digital. "O Brasil vive uma transformação digital acelerada pela pandemia de COVID-19 e a unico tem um papel fundamental nessa transformação digital, protegendo os usuários das fraudes de identidade. Existe um futuro digital com autenticação de identidade instantânea, sem senhas e com segurança. Esperamos que a unico contribua para fazer esse futuro acontecer", afirma.

Para Paulo Passoni, sócio do SoftBank Latin America Fund, o retorno do investimento inicial, feito em setembro de 2020 pelos fundos, confirma o potencial deste segmento, não só no Brasil, mas no mundo. "Em meio a uma crise tão severa, nos traz confiança ver uma empresa que triplica de tamanho enquanto desenvolve tecnologia proprietária. O ecossistema e o pipeline da unico tornam a IDtech um celeiro de inovação dentro e fora do Brasil. Por isso, continuamos a investir e a acreditar nesse novo unicórnio", finaliza.

A história da unico IDTech

Fundada em 2007, a unico é sediada em São Paulo e possui escritórios em Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro e em Bebedouro (SP). Em 2020, a empresa recebeu os investimentos de: R? 40 milhões da Igah Ventures e R? 580 milhões do General Atlantic e SoftBank Latin America Fund.

A empresa tem acelerado seu crescimento por meio de aquisições. Em 2009, a startup comprou a dotBR, desenvolvedora de software de gerenciamento de documentos e workflow; em 2017, foi a vez da Arkivus, de Londrina, no momento da pivotagem do negócio. Em 2020, a unico anunciou a aquisição da gaúcha Meerkat, de análise de imagens, e em maio de 2021 foi a vez da Vianuvem, startup de gestão de processos digitais para vendas de automóveis. E, recentemente, a IDTech anunciou a aquisição da CredDefense, complementando as áreas de tecnologia e desenvolvimento da biometria facial.

Toda a tecnologia utilizada pela IDTech segue a transparência e segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desde 2018, mesmo antes dela entrar em vigor. A empresa não atua no setor público e não realiza vigilância ou qualquer tipo de monitoramento destinado à segurança pública.

Equipe

De maio de 2020 a julho de 2021, a unico saltou de 180 para quase 700 colaboradores. A startup possui 50% de mulheres do total dos funcionários e a liderança é formada por 50% delas. Outro destaque é o time de profissionais que integram a vice-presidência e áreas estratégicas da companhia.

Recentemente, a unico anunciou a contratação de Pâmela Vaiano (ex-99) como diretora de comunicação; Marcelo Quintella (ex-Google) como VP de Produto e Igor Ripoll (ex-Salesforce e Microsoft) como VP de Vendas e Sucesso do Cliente. A IDTech brasileira conta ainda com Gabriela Onofre (ex-J&J e P&G) como CMO; Guilherme Cervieri (ex-Igah Ventures) como VP de M&A; Fernanda Weiden (ex-Google e Facebook) como VP de Engenharia; e tem Nelson Mattos (ex-VP mundial do Google) no Conselho de Administração.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.