O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) anunciou esta semana que foi contratado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para garantir a segurança dos dados do sistema Geo-Obras. Essa ferramenta irá controlar e fiscalizar as obras públicas do Poder Executivo Estadual e Municipal;
No data center do Estado ficarão hospedadas as informações do Geo-Obras relativas a projetos, licitações, contratos e serviços de engenharia. Na administração pública estadual e municipal, a inserção dos dados componentes do sistema passará a ser obrigatória a partir de março de 2013.
Na ferramenta, será necessário constar toda documentação da obra, como contrato, edital de licitação e planilhas. O objetivo é aumentar a eficiência da fiscalização e a transparência do gasto dos recursos públicos. A população também poderá ter acesso ao sistema por meio do Módulo Cidadão, onde poderá encaminhar imagens sobre o andamento de obras e até denunciar casos de atraso ou paralisação.
“Temos uma responsabilidade muito grande em manter a segurança e a disponibilidade de informações importantes do governo do Estado. Isso foi decisivo para sermos escolhidos pelo Tribunal de Contas para hospedarmos o Geo-Obras”, diz o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.