eHealth e mHealth: os caminhos da medicina em um país que está envelhecendo

0

A partir da virada do século XX para o XXI, as empresas de saúde se viram na obrigação – e também no benefício – de investir em tecnologia de informação e comunicação como forma de modernização da gestão, redução de custos e maior eficiência nos processos. Na atualidade, novas janelas de oportunidades de investimentos apontam para os notáveis avanços da telemedicina e da mobilidade aplicada à saúde: eHealth e mHealth.

Muitos benefícios já têm sido levantados como resultado da telemedicina, entre eles a diminuição da desigualdade da qualidade no atendimento assistencial devido a distâncias geográficas, redução de consultas médicas desnecessárias e a possibilidade de desospitalização de pacientes que podem ser monitorados remotamente. 

Mas um novo aspecto da telemedicina, mais propriamente da mobilidade em saúde, tem se destacado: o foco na prevenção como forma de redução de custos. Em um país com cada vez mais idosos, em que se aumenta a incidência de doenças crônicas – e consequentemente as despesas de assistência –, as tecnologias de mobilidade em saúde (mHealth) se apresentam como soluções e alternativas inovadoras para a diminuição de despesas para governos e também empresas de saúde.

A utilização em massa de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, oferece a oportunidade de monitoramento remoto em tempo real a pacientes com doenças crônicas, que podem receber alertas de medicação, lembretes de consulta, orientação acerca de determinado estado de saúde ou até mesmo uma intervenção médica mais rápida e eficaz, se necessária, devido a dados vitais enviados à equipe assistencial por meio do seu dispositivo. Em aplicações mais críticas, o paciente pode até mesmo utilizar pulseira inteligente para monitoramento contínuo dos sinais vitais, com localização por GPS e comunicação de emergência.

Mais do que simplesmente uma agenda eletrônica, as soluções de mHealth estabelecem uma linha direta entre paciente e equipe médica que pode agir de forma preventiva em vez de paliativa. Além disso, pacientes que precisam de monitoramento não precisam necessariamente ficar hospitalizados, uma vez que podem receber o acompanhamento remoto.

O grande resultado de tanta tecnologia é a redução de custos: custos de internamento, deslocamento, equipe médica e de enfermagem, entre tantas despesas assistenciais que são evitadas por conta da prevenção. Afinal, um paciente hipertenso devidamente medicado e que vai às consultas periódicas para acompanhamento tem menos chances de sofrer um AVC do que aquele que não mantém as consultas em dia e se esquece de tomar os remédios.

Por tantos benefícios, as soluções de eHealth e mHealth vêm movimentando o mercado como líderes em soluções lucrativas em TI, especialmente para as operadoras de saúde suplementar que vêm buscando substituir os modelos de saúde paliativa e curativa para modelos de saúde preventiva. Nesse cenário, o Governo também pode seguir os mesmos passos e encontrar na tecnologia o caminho para o equilíbrio tão necessário em um país que tende a envelhecer e precisa superar os problemas crônicos na saúde pública. 

Nimrod Riftin é CEO da eWave Medical do Brasil, unidade de negócios da eWave do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.