Publicidade

    Sites de e-commerce aumentam monitoramento de fraudes em canais móveis

    0
    Publicidade

    Pouco a pouco, fraudadores estão adequando seus golpes para o mundo da mobilidade. Nos EUA, de 2011 a 2013, o percentual de sites de e-commerce que passaram a monitorar também as fraudes em canais móveis aumentou quatro vezes, passando de 8% para 37%, informa Fernando Souza, diretor da Cybersource, subsidiária de segurança de pagamentos digitais da Visa. No Brasil, em uma pesquisa realizada pela empresa junto a seus clientes de e-commerce, a Cybersource descobriu que a quantidade de ataques aos canais móveis tem, atualmente, um volume três vezes maior que aqueles em canais tradicionais.

    Souza cita o caso específico de uma rede de cinemas que começou a reparar uma ocorrência estranha: sessões de filme com todos os ingressos vendidos via m-commerce, mas sem nenhum espectador dentro da sala. Quando foram investigar, descobriram que seu canal de vendas via celular estava sendo usado por fraudadores para testar a validade de números de cartão de crédito clonados. Uma vez verificada a validade, partiam provavelmente para compras de maior valor em outros sites.

    A migração de fraudes da web para a mobilidade já era esperada, segundo Souza, tal como aconteceu anos atrás do mundo físico para o on-line. Isso não significa que o canal móvel seja menos seguro. Do ponto de vista do consumidor, é verdade que há o risco de perda ou roubo do aparelho, assim como o surgimento de novos golpes como o “smishing” (phishing via SMS). Porém, no celular pode-se usar uma senha de acesso (PIN), ou mesmo autenticação por biometria, além da possibilidade de localizar o aparelho via GPS e saber de onde foi feita uma compra.

    Forum Mobile+

    O gerente sênior de soluções da Cybersource Brasil, Fabiano Guazelli, participará do painel “A proliferação de ameaças virtuais para smartphones”, que acontecerá no dia 1 de outubro, no WTC, em São Paulo, durante a sétima edição do Forum Mobile+. Farão parte do mesmo painel: Fabiano Pereira, diretor técnico da Axur; Fábio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky; Leandro Hernandez, vice-presidente para América Latina da F-Secure; e Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG no Brasil.

    O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a grade atualizada e obter informações sobre inscrições, acesse o site do evento ou ligue para 0800-77-15-028.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile