Boehringer Ingelheim Saúde Animal usa analytics para inovar no setor de suinocultura

0

Para a Boehringer Ingelheim Saúde Animal, a suinocultura do futuro já chegou ao presente. Com os serviços integrados de gestão de saúde da companhia, já é possível aos produtores ter acesso a informações detalhadas de todos os movimentos dos animais, desde o consumo de ração e água, níveis de atividades incomuns ao aumento de tosse que gera uma coleta automática de amostras e gera resultados. Tudo isso com apoio de tecnologia de ponta e dispositivos inteligentes que permitem aos produtores terem acesso a essas e outras informações relevantes do mercado instantaneamente.

Além de ter um portfólio de soluções, a empresa se move para oferecer aos seus clientes sistemas integrados de gestão da saúde que possibilitam aos produtores extrair o máximo de seus animais, ao mesmo tempo que preservam os mais altos padrões de saúde e bem-estar. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, a equipe da companhia focada no mercado suinícola está atenta para oferecer "previsão", adicionalmente à prevenção de doenças.

"Em todo o mundo, os clientes estão começando a adotar a digitalização das granjas em um conjunto mais amplo de parâmetros de produção com base em informações e dados. Mais do que consolidar a nossa liderança no segmento de suínos, estamos prontos para moldar a indústria e impulsioná-la. Não estamos apenas prevenindo doenças, mas desenvolvendo as capacidades para prever e prevenir doenças com precisão", explica o head global de suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Stephan Lange.

Projeto de análise de dados no setor de suínos

Nesse contexto, o avanço chega em um momento em que a indústria de suínos, que tem sido fortemente afetada pela Peste Suína Africana (PSA), tem mostrado fortes sinais de recuperação. Adicionalmente, o setor é favorecido pelas projeções globais que indicam crescimento da classe média, com necessidade de mais alimentos saudáveis, nutritivos e produzidos de forma sustentável.

Em 2019, a equipe de suínos da empresa conduziu uma avaliação detalhada das condições que afetaram as receitas de vendas globais no mercado internacional. Apesar de a PSA ter sido responsável por 70% das perdas, os outros 30% poderiam ter sido creditados a quedas de preços decorrente do ambiente muito competitivo e ao número reduzido de rebanhos em todo o mundo. "Olhando para o futuro, acreditamos que a tecnologia de previsão é o próximo passo para fornecer um amplo suporte aos produtores de suínos. É por isso que estamos desenvolvendo projetos como Farmera, uma plataforma digital onde os produtores podem capturar vários tipos de informações da granja em um único local, ou estamos trabalhando com parceiros que têm experiência confiável em sistemas de saúde integrados, como SoundTalks, empresa que a Boehringer Ingelheim tem participação e é especializada no desenvolvimento de ferramentas automatizadas para detecção precoce de disfuncionalidades nos animais a partir da captação de sons", conta Minerva Vazquez, gerente de marketing de suínos da companhia.

Pesquisa para vacinas cada vez mais inovadoras

A revisão de marcado pela empresa foi seguida por um amplo workshop global para abordar os desafios futuros, de modo a manter a liderança da companhia no setor. Nesse contexto, diversas equipes de 15 países analisaram e dissecaram os principais desafios enfrentados pelo mercado e organizaram uma estratégia comum que conduz a avanços relevantes.

Teresa Coll, head de pesquisa e desenvolvimento em clínica de vacinas, conta que foi criado um grupo de trabalho especificamente dedicado a discutir abordagens alternativas de vacinas e novas tecnologias para responder a doenças emergentes. "A inovação é um motivador comum para todos nós. Conseguimos trabalhar juntos e definir como as vacinas do futuro precisarão se encaixar rem um ambiente totalmente novo", comenta a pesquisadora. E Stephan Lange completa: "Este é um esforço global pelo qual não apenas imaginamos como será a produção de suínos e a gestão da saúde animal no futuro. Definimos nossos papéis na construção desse futuro! Então, agora é a hora de trabalharmos juntos para dar vida a essa visão, em que passamos da simples prevenção para algo muito maior, que é a previsão e muito mais. Temos a equipe, a expertise e a motivação".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.