Com inteligência de dados, Banco Carrefour aumenta em 20% as vendas de seguros e unifica informações da operação

0

O Banco Carrefour recorreu à análise de dados para apoiar as tomadas de decisões de negócio, desde aquelas mais relacionadas às áreas de back office até outras relacionadas à gestão da jornada do cliente.

A facilidade de acessar as informações da operação a qualquer momento ajudou o Banco Carrefour a aumentar as vendas de seguros em 20%, já na primeira semana de uso da ferramenta da MicroStrategy, fornecedora de software de BI e Analytics. O uso da tecnologia também possibilitou a unificação dos dados de várias áreas e grupos de trabalho, acabando com as divergências de informações na empresa.

A empresa oferece produtos financeiros, principalmente cartões de crédito, aos clientes do Grupo Carrefour Brasil e Atacadão. Seu portfólio de serviços inclui não somente o cartão para facilitar o processo de compras, mas também, seguros, conta digital, descontos em produtos e outras ofertas de crédito.

"Com uma gestão orientada a dados juntamente com processos de segurança e governança, a empresa, hoje consegue ser mais assertiva nas suas decisões para atrair, conquistar e encantar clientes", revela Roberto Sadami Ikegami, CDO e CRO do Banco Carrefour.

Diante da importância em ter a operação da instituição financeira funcionando como um motor para alavancar as vendas e ajudar a melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes, o Banco Carrefour se transformou internamente para se tornar totalmente digital e cada vez mais orientado a dados.

Todo o time de liderança do Banco Carrefour, além de áreas e squads como aquisição, risco, portfólio e campanhas consomem os dados analisados e gerados pelo MicroStrategy. "Ele é a nossa central de informações para a tomada de decisões", resume Sadami.

Gestão de vendas mais ágil

Com o Microstrategy, os dados da operação comercial das equipes de vendas do banco nas lojas do Grupo Carrefour Brasil e Atacadão são consolidados em dashboards (painéis) e relatórios automáticos que são disparados para o e-mail dos gestores. Além disso, os gestores e a diretoria do Banco Carrefour têm acesso a relatórios que mostram um retrato confiável dos números das vendas nacionais do dia anterior.

Já na versão Microstrategy mobile, que é usada pelos gerentes das lojas, é possível visualizar, por exemplo, quantos cartões e seguros foram vendidos por cada loja, o alcance das metas, comparações entre regiões e outras informações que auxiliam na tomada de decisão. Essas informações são atualizadas pelo sistema a cada quinze minutos (near real time).

Essa funcionalidade trouxe maior agilidade no processo de decisão, suportando adequações na estratégia da força de vendas em um menor espaço de tempo, como ampliar a presença de vendedores em um determinado horário e até mesmo permitir que o gestor acompanhe de forma mais ágil o andamento dos resultados das lojas que estão sob sua supervisão.

"O Banco Carrefour é mais uma empresa que usa a tecnologia da MicroStrategy para tomar decisões de negócio baseadas na inteligência dos dados. O BI transformou a cultura interna da companhia, tornando sua gestão de vendas e de indicadores de negócio ainda mais eficientes com a fácil visualização dos dados da operação", afirma Diego Keller, Vice-Presidente da MicroStrategy para América Latina.

Acompanhamento da jornada do cliente

Com os dados corporativos organizados e centralizados no Microstrategy, um dos principais projetos baseados em dados criado pelo Banco Carrefour foi o Portal de Informações Corporativas, uma espécie de intranet que contempla praticamente todas as informações da empresa. Nele, foi incorporado o Portal das Tribos, que tem como propósito suportar a gestão da jornada do cliente em todas as etapas, iniciando por Aquisição, Onboarding e evoluindo para as etapas de Uso e Engajamento, Atendimento e Retenção.

As informações que são disponibilizadas no portal, passam por processos de governança e segurança, garantindo a confiabilidade dos dados. Acessando o Microstrategy, as tribos, representadas por um conjunto de squads, compartilham os indicadores de desempenho que são de sua responsabilidade. Essas informações ficam visíveis para as demais equipes que podem aproveitá-las em suas iniciativas.

"Toda a engrenagem de entendimento, investigação e identificação de oportunidades, tem a mesma dinâmica em todas as etapas que contemplam a jornada do cliente, promovendo assim, ações e tomada de decisões cada vez mais assertivas, fortalecendo o nosso objetivo em oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes", conclui Andreia Tavares da Rocha, gerente de Engenharia de Dados do Banco Carrefour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.