Sistema da Online Data Center automatiza fluxo de arquivos da NF-e

0

Fundada em 1993 em São Paulo, a Online Data Center desenvolveu um sistema de gestão que automatiza a entrada e saída de arquivos da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A oferta surgiu a partir de uma parceria com a Hitachi, provedora de ferramentas de armazenamento e manipulação de dados não-estruturados, proporcionando às empresas acesso rápido, seguro e conveniente aos documentos fiscais eletrônicos.

"Muitas empresas ainda têm dificuldade para organizar esses documentos em XML", relata Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center.

Segundo ele, mais difícil ainda parece ser localizar tais arquivos, o que acaba resultando numa perda enorme de tempo quando necessário, acrescenta.

O executivo diz que o sistema desenvolvido pela empresa proporciona acesso contínuo e proteção integral das informações armazenadas na nuvem.

Além disso, oferece a mais avançada gestão de metadados do mercado, também estabelece fundamentos para big data e analytics, acrescenta. 

Desde que o projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) começou a ser implantado, em 2008, as empresas de todos os setores se depararam com a necessidade de investir num sistema que substituísse as notas fiscais em papel por modelos eletrônicos.

Do ponto de vista da Receita Federal, a iniciativa levou a um melhor intercâmbio de informações entre os fiscos, redução de entraves burocráticos, fortalecimento do controle, e, principalmente, aumento de arrecadação – já que ficou praticamente impossível sonegar.

Mas, ao contrário do que acontecia com os documentos em papel – que eram passíveis de solicitação de cópia ou segunda via –, as NF-e devem ser armazenadas pelo contribuinte por, pelo menos, cinco anos.

Isso significa que a responsabilidade pela organização e armazenamento desses documentos é totalmente do contribuinte.

Filadoro chama a atenção para a importância de ser levar em conta que o cumprimento dessa obrigação é imprescindível, principalmente nos casos em que autoridades fiscais venham a questionar informações.

"A NF-e é um arquivo XML. Trata-se de um documento assinado digitalmente, com autorização de uso. Tudo deve ser devidamente armazenado no mesmo formato em que foi transmitido, com acesso facilitado em caso de necessidade. Daí a importância de poder contar com uma plataforma inteligente", enfatiza.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.