Colégio Bandeirantes adota o Office 365 para integração de atividades dos estudantes

0

O Colégio Bandeirantes deu início a um projeto para o uso de tablets nas atividades desenvolvidas em sala de aula, que além de usar a tecnologia para apoiar os alunos durante o período escolar, pretende oferecer acesso de casa às tarefas que começaram nos dispositivos do colégio. Foi com esse objetivo que adotou o Office 365 e o OneDrive for Business para cerca de 2,8 mil alunos.

Os professores do Bandeirantes passaram por um treinamento em abril deste ano e agora estão trazendo o Office 365 e o OneDrive para o dia a dia dos alunos. Estudantes do 7º ano, por exemplo, já fizeram um trabalho de história utilizando a versão na nuvem do PowerPoint. A ferramenta online permitiu que compartilhassem a tarefa com o professor e também entre si, para que pudessem trabalhar de maneira colaborativa. Os alunos também já usaram outras ferramentas do Office nos iPads que a escola dispõe.

A partir da adoção do Office 365, o colégio também deu início a um projeto de migração de todos os arquivos da rede interna do colégio para o Sharepoint, plataforma para arquivamento de documentos na nuvem da Microsoft. A expectativa é desativar os servidores internos, antes dedicados ao armazenamento desses arquivos, no último bimestre de 2014. Professores e outros funcionários passarão a salvar documentos diretamente no Sharepoint, que é integrado ao Office 365.

Além de liberar a infraestrutura interna para outras finalidades, o uso do Sharepoint permitirá, por exemplo, a criação de um calendário online para cada turma. Esse arquivo poderá ser visualizado por todos os professores em tempo real, ajudando-os a ter uma visão global das tarefas programadas para os alunos e evitando a sobrecarga de deveres de mais de uma disciplina no mesmo dia. Esse calendário online estará integrado ao e-mail de cada aluno, que receberá as tradicionais notificações cada vez que um professor incluir uma tarefa ou compromisso.

"A tecnologia é um pilar fundamental para promovermos o trabalho em colaboração entre os alunos, além de ajudá-los a se organizar melhor e se preparar para a realidade que encontrarão no mercado de trabalho", afirma Mario Abbondati, responsável por tecnologia educacional aplicada em sala de aula no Colégio Bandeirantes.

A instituição também é usuária do Azure, plataforma de nuvem pública da Microsoft, e vem intensificando a adoção desde a da infraestrutura local do Microsoft Azure no Brasil. "Percebemos uma melhora significativa de desempenho, o que nos motivou a migrar praticamente todas as nossas aplicações para a infraestrutura no Brasil", disse Alexandre Cury, gerente de tecnologia da informação do colégio.

O Colégio Bandeirantes hospeda todos os sites, blogs, backups, banco de dados e sistemas ERP (Educacional, Financeiro e RH) no Azure.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.