Publicidade
Início Notícias Negócios Após aval dos EUA, União Europeia aprova compra do WhatsApp pelo Facebook

Após aval dos EUA, União Europeia aprova compra do WhatsApp pelo Facebook

0
Publicidade

Reguladores da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira, 3, a compra do serviço de mensagens WhatsApp pelo Facebook, realizada em fevereiro, por US$ 19 bilhões, em um acordo que coloca a maior rede social do mundo contra a indústria de telecomunicações da Europa. O negócio havia sido aprovado nos EUA, em abril, pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês).

A compra é a maior da história do Facebook e irá reforçar a posição da rede social a nível internacional dando à empresa uma forte presença em mensagens móveis. A Comissão Europeia, órgão antitruste da UE, concluiu que a aquisição não prejudica a concorrência, e que os consumidores vão continuar a ter “uma ampla escolha” de aplicativos de comunicação, segundo informa o The Wall Street Journal.

Um representante da comissão disse que os consumidores pareciam usar os dois aplicativos de diferentes maneiras, e “muitos os usam simultaneamente no mesmo smartphone.”O lançamento de aplicativos é fácil, e não requer tempo e investimento significativos”, acrescentou a fonte.

A revisão da UE tinha sido vista como um teste para saber como aplicar o direito europeu da concorrência para o novo mundo da mídia social. Ele veio em meio a preocupações mais amplas na Europa em torno do poder das empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Operadores de telecomunicações da Europa fizeram lobby contra o acordo, advertindo que ele poderia dar a ambas as empresas poder de mercado excessivo e controle sobre os dados dos usuários.

Alguns especialistas viram sinais de alerta quando a comissão tomou a decisão incomum de enviar dois questionários distintos, sendo um deles composto por quase 70 páginas, aos concorrentes do mercado, em um esforço para avaliar o impacto que a compra teria sobre a concorrência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile