Publicidade
Início Serviços Saúde Digital UniHealht oferece solução para rastreabilidade de medicamentos

UniHealht oferece solução para rastreabilidade de medicamentos

0
Publicidade

A UniHealth Logística Hospitalar está oferecendo um software de desenvolvimento próprio que atende a logística e de rastreabilidade de medicamentos, já em uso em mais de 70 instituições de saúde em todo o país. A identificação é realizada por código datamatrix (código 2D), em conformidade com o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), determinado pela ANVISA. Isso possibilita saber onde estão estes produtos, da produção à dispensação ao paciente. Ele possibilita reduzir custos e desperdícios, além de oferecer mais segurança aos pacientes na administração da medicação.

Para se ter ideia da relevância deste processo, os insumos médicos são responsáveis pelo segundo maior custo nas instituições de saúde, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em média, 30% dos estoques são desperdiçados e o índice de obsolescência chega a 20%, o que pode levar a perdas de até 15% da margem financeira da instituição de saúde. Outro aspecto importante da rastreabilidade é a garantia de que o paciente receberá o medicamento correto, no momento certo, na dose certa. No Brasil, são realizados cerca de mil recalls por ano e, sem rastreabilidade, é praticamente impossível identificar os pacientes que tomaram medicamentos de forma correta/incorreta ou na validade.

“O processo requer uma logística diferenciada, que compreende uma expertise de gestão em toda a rotina do medicamento, nas diferentes unidades e formatos de atendimento em que ele possa ser requisitado. As vantagens de ter uma empresa especializada em logística, incluindo rastreabilidade de medicamentos, são inúmeras e beneficiam toda a cadeia envolvida, de gestores a usuários do sistema de saúde”, diz Domingos Fonseca, presidente da UniHealth.

Regulamentação

A ANVISA aprovou, em dezembro de 2013, a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 54/2013 que instituiu o sistema de rastreabilidade e codificação de medicamentos no Brasil, determinando que a implementação pelos operadores seja realizada em até três anos. A resolução se justifica por alguns números alarmantes do setor, como 33% de erros de medicação durante internações, 30% de falsificação de medicamentos e cerca 1.000 recalls por ano. “Rastrear medicamentos é o primeiro passo para garantir a redução de custos às instituições de saúde e maior segurança aos pacientes”, explica Fonseca.

A resolução nº 54 que trata da implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) propõe procedimentos para rastrear medicamentos na cadeia dos produtos farmacêuticos, com acompanhamento da trajetória destes, da produção até o consumidor. Ainda de acordo com a diretriz, as embalagens de medicamentos devem ter um código bidimensional (ou código 2D), que suprem a deficiência do código linear por conseguir representar uma quantidade maior de informação em um espaço reduzido.

UniHealth

Com mais 10 anos de atuação, a UniHealth Logística Hospitalar realiza a gestão de mais de 100 hospitais e unidades de saúde, atende a mais de 10 mil leitos hospitalares, com movimentação de mais de 800 milhões de unidades e mais de 5 milhões de requisições por ano. A empresa, que emprega cerca de 500 colaboradores, mantém um centro de pesquisa e inovação tecnológica que recebeu em 2013 o Prêmio Finep de Inovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile