Artemisia aponta cinco oportunidades para empreender negócios de impacto social no setor da Saúde

1

Nos últimos anos, a geração de negócios focados em resolver os problemas da baixa renda, que em alguns países chega a 80% da população, cresceu significativamente. Na América Latina e no Caribe, embora o crescimento seja mais comedido – por serem regiões que contam com uma significativa população urbana e com maior presença do Governo na oferta de serviços para a baixa renda – boas oportunidades têm surgido para empreendedores de startups focadas na baixa renda; e o Brasil se insere nesse contexto.

De acordo com a análise da organização, academias de ginástica voltadas para a baixa renda; clínicas especializadas por público-alvo; startups voltadas ao complemento e qualificação do SUS; empresas destinadas a pacientes crônicos; e saúde digital são grandes oportunidades para empreender nesse setor. O estudo Oportunidades de negócios de saúde para a população de baixa renda no Brasil – coordenado pela Potencia Ventures com o apoio da Artemisia – corrobora com essa visão ao mostrar que o mercado potencial para serviços voltados à saúde da baixa renda é formado por 152 milhões de pessoas, sendo 64 milhões nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

A baixa renda tornou-se bastante heterogênea em relação a gastos em saúde, mas vários serviços oferecidos pela iniciativa privada tornaram-se mais acessíveis. O estudo mostra que crianças e adultos com mais de 50 anos são os grupos que demandam mais serviços de saúde; as doenças crônicas – circulatórias (hipertensão e coração), coluna, reumatismo e respiratórias (asma e bronquite) – são a principal causa de morte no Brasil e representam o novo desafio da saúde pública.

Segundo a equipe da Artemisia, o Brasil tem um mercado em franca expansão para negócios de impacto social. Uma das razões é que 85% da população é formada pelas classes C, D e E – essas pessoas são responsáveis por 47% da renda do país. A organização tem atuado fortemente, há uma década, para identificar e dar suporte aos negócios mais promissores. Ao contrário de outros mercados emergentes, o Brasil possui um governo ativamente envolvido na prestação de serviços voltados para a base da pirâmide, o que o torna um possível cliente ou parceiro dessas startups. Esse cenário também oferece novos nichos de mercado para empreendedores de negócios de impacto social, sobretudo aqueles com foco em saúde, educação e serviços financeiros.

Neste contexto, a entidade acredita que os negócios podem gerar alto impacto social ao enfrentarem os desafios da saúde no Brasil. Essa reflexão é compartilhada com o Instituto Sabin; ambas organizações têm visão e objetivos semelhantes:  fortalecer o ecossistema de negócios voltados a melhorar a oferta de serviços de saúde à população de baixa renda.

Em 15 de outubro, as organizações vão realizar o evento Ecossistema de Saúde de Alto Impacto Social no Brasil:  nova fronteira para o investimento e empreendedorismo com impacto social na saúde em parceria com a Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE).

Oportunidade #1 . Fitness/Qualidade de vida

Entre 2011 e 2014, o número de academias cresceu 29% no Brasil, que é o segundo maior mercado do mundo. Na prática, esses dados do SEBRAE mostram que a população brasileira está cada vez mais preocupada com a estética e a qualidade de vida; além disso, revela um mercado potencial para os negócios de impacto social, voltados à população de baixa renda – sobretudo para empresas com produtos e serviços associados a alimentos naturais, suplementos etc. Na análise da equipe de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia, o que antes era considerado um luxo, a prática de exercícios tem atraído a atenção também da baixa renda. Entre os exemplos destacam-se as redes Smartfit e Fórmula (Body Tech), marcas que atuam com preços de R$ 60 a R$ 150, demonstrando que é possível democratizar o acesso.

Oportunidade #2 . Clínicas especializadas

Embora seja a única porta de entrada para os cuidados médicos de 70% da população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda apresenta diversas deficiências que afetam a qualidade de vida do cidadão de baixa renda, em especial dos chamados heavy users – grupo composto por crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas – que têm necessidades específicas. No caso dos idosos, um problema comum são as quedas. A taxa de internações por quebra de fêmur vem crescendo e a tendência é que aumente 32% até 2050. De 70% a 80% das quedas ocorrem dentro de casa, devido à redução da visão e da capacidade de reação, e da osteoporose. Aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, doença que não apresenta sintomas e só pode ser diagnosticada com exames preventivos.

Nesse cenário há oportunidades para clínicas especializadas por público-alvo. No exterior há clínicas como a LifeSpring e Clinicas del Azucar baseadas no modelo one stop shop, voltadas para grávidas e diabéticos, entre outras.

A equipe da organização ressalta que no Brasil um dos negócios de impacto social com essa vertente é a Clínica +60 Saúde, negócio acelerado pela ARTEMISIA em 2013, que é especializada no cuidado preventivo e educativo do idoso. A clínica oferece atendimento rápido e de baixo custo, capaz de atender em larga escala a pacientes com enfermidades de maior prevalência na população idosa brasileira. Estudos apontam que as principais causas de mortalidade de idosos são as doenças crônicas – do aparelho circulatório, tumores e aparelho respiratório –, além de quedas. As doenças crônicas não transmissíveis correspondem a 72% das mortes no Brasil e a 75% dos gastos com atenção à saúde, realizados pelo SUS.

Oportunidade #3 . Complemento e qualificação do SUS

Sistema que tornou-se referência mundial, o SUS apresenta não somente diversos desafios, mas oportunidades. A equipe da Aceleradora da ARTEMISIA identificou oportunidades para startups com projetos e serviços que complementem e qualifiquem a oferta pública. Na prática, negócios que melhorem a qualidade do serviço prestado pelo SUS para a baixa renda via produtos tecnológicos que potencializem os processos de atendimento; desenvolvimento de novas tecnologias capazes de corrigir o atendimento deficitário.

Os mais promissores negócios seguem a tríade faster, better, cheaper (mais rápido, melhor e baixo custo). No Brasil, dois exemplos são Dr. Consulta e Multiorto; no México, a Sala Uno; nos Estados Unidos, a Minute Clinic.

A MultiOrto –­ startup  criada em 2004 pelo dentista Orestes Maciel Câmara Freire e acelerada pela Artemisia – oferece serviços especializados em ortodontia com atendimento rápido e de baixo custo, capaz de atender em larga escala no Nordeste. O impacto social desse negócio está associado ao fato de que, no Brasil, 35% da população precisa de tratamento ortodôntico, que é deficiente no SUS e tem um alto custo em clínicas convencionais. A questão da saúde bucal é falha no país e o problema é ainda mais grave no Norte e Nordeste. Com o trabalho oferecido pela empresa, a população de baixa renda consegue ter acesso a exames e tratamentos odontológicos de baixo custo.

Uma outra forma de atuar é qualificar o SUS via melhoria de processos. A ToLife é um exemplo, pois oferece um sistema que facilita a triagem dos pacientes com o protocolo de Manchester.

Oportunidade #4 . Acompanhamento de doenças crônicas

As doenças crônicas não transmissíveis já são a principal causa de morte no Brasil em todas as faixas de renda; 31% da população brasileira tem algum tipo de doença crônica, sendo hipertensão e doenças de coluna as principais. Por serem enfermidades que podem ser controladas com diagnóstico precoce, hábitos saudáveis e monitoramento constante, constituem uma oportunidade para negócios de impacto social voltados à promoção da saúde preventiva. Em consultas, exames e monitoramento de baixo custo residem as principais oportunidades, de acordo com análise da equipe da entidade.

Oportunidade #5 . Saúde digital

Como em todos os setores, a tecnologia trouxe mudanças significativas para a área da saúde. O papel do médico está mudando, pois o paciente pode cada vez mais buscar informações, monitorar, principalmente com o crescimento dos wearables, e guardar seu histórico; a tecnologia traz melhorias para os próprios médicos e organizações da saúde, com uma infinidade de possibilidades de sistemas que facilitem a gestão, comunicação, treinamento e precisão dos procedimentos. Na prática, a tecnologia traz também possibilidades e oportunidades de beneficiar mais pessoas com exames rápidos e portáteis; com todas as possibilidades da telemedicina – embora no Brasil haja um desafio maior por conta da regulamentação.

Um exemplo da tendência é a startup Tá.Na.Hora, que oferece o Médico.com.vc, plataforma de acompanhamento de pacientes com segurança de dados. A solução permite ao médico manter contato com todos os pacientes, simultaneamente, via SMS ou WhatsApp. O profissional ativa programas pré-configurados para a especialidade ou processo realizado; o paciente recebe e envia mensagens ao médico sem custo. Os dados são inseridos, centralizados e transformados em relatórios simples, que permitem o monitoramento constante de todos os pacientes – além de oferecer a possibilidade de uma ação rápida em caso de anormalidades. O negócio foi criado em 2013 por Michael Kapps e Juliano Froehner.

Sobre o impacto social, pode-se dizer que a startup atua para combater a baixa aderência a tratamentos e cuidados pós-procedimentos – além disso, auxilia o médico a identificar sintomas graves, melhorando a eficiência do atendimento e dos processos internos em clínicas e hospitais. Uma das aplicações é para gestantes – um acompanhamento oferecido pela ferramenta que compreende o período pré-natal e os primeiros meses após o nascimento da criança. A empresa disponibilizará gratuitamente a solução às mulheres que utilizam o SUS.

Artesimia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Sua missão é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

Foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada  por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.