Publicidade
Início Blogueria A difícil decisão sobre quais tecnologias adotar

A difícil decisão sobre quais tecnologias adotar

0
Publicidade

No mundo corporativo, a decisão de escolher quais tecnologias farão parte do “ecossistema” do negócio é um dos fatores decisivos para o sucesso das organizações. Por outro lado, a demora para tomada de decisão pode ser tão ou mais arriscado quanto se precipitar e adotar uma tendência tecnológica, como mobilidade, computação em nuvem, big data, segurança, BI e workflow. Nesse sentido, mais do que modismo, essas tecnologias fazem parte do que chamamos de novas camadas de suporte aos sistemas corporativos, apoiando as operações e a tomada de decisão, além de trazer eficiência operacional e alta competitividade.

Prova disso pode ser atestada no estudo Global Technology Adoption Index 2015 (GTAI 2015), feito a pedido da Dell, voltado a mapear o impacto no uso da tecnologia nos resultados de médias e grandes empresas de 11 países, incluindo o Brasil. De acordo com o levantamento, as empresas que investem ativamente em mobilidade, cloud computing (computação em nuvem) e big data têm experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não investem nessas tecnologias.

Obviamente, não é indicado alocar todo o orçamento de investimentos na área de tecnologia da informação. No entanto, o que os gestores devem fazer é equalizar o investimento entre as áreas comercias, marketing, propaganda, logística, gestão e todo o resto sem se esquecer que esses departamentos são, justamente, suportados pela tecnologia e formam um ciclo que se retroalimenta. A pesquisa reforça essa percepção ao mostrar que, apesar de muitos decisores de TI identificarem a relação direta entre uso de tecnologia e aumento da receita, o custo é tido como a principal barreira para implementação ou expansão dos projetos que envolvam tendências tecnológicas.

Outros dados apontados no estudo revelam números interessantes, como o fato de 73% das empresas conhecerem a necessidade das ferramentas de analytics e BI; parte das empresas passaram a permitir o BYOD (traga seu próprio dispositivo), que apresentaram 53% de crescimento; 41% das companhias pesquisadas estão utilizando tecnologias de recomendações de venda; e 53% investem ativamente em segurança ao invés de reagir a ataques.

Todas estas ofertas existem no Brasil e a mobilidade é um dos exemplos mais tangíveis, já que sua adoção reflete em expressivos ganhos de produtividade. Os maiores fabricantes de sistemas de gestão empresarial já oferecem aplicações móveis a seus clientes, estendendo funcionalidades críticas e viabilizando produtividade e automação. Dessa forma, os gestores podem realizar tarefas das áreas de recursos humanos, gestão empresarial, logística e de controle de acesso a qualquer hora, de qualquer lugar. Em paralelo, produtos complementares como BI, Workflow e Portal Corporativo provém medição, automação e acesso facilitado às informações.

E você, gestor? Quer fazer parte daquelas companhias que cresceram 53%? Invista em novas tecnologias, mas não demore na avaliação da mais adequada para seu negócio.

*Gustavo Jota é gerente de performance corporativa na Senior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile