Grupo CCR adota ferramenta SAP BPC on Hana para área de planejamento

0

Para suportar a evolução do seu negócio, o Grupo CCR, uma das maiores empresas de concessão de estradas e infraestrutura, está promovendo a atualização tecnológica da sua ferramenta de planejamento integrado baseada em Business Intelligence. A escolha se deu pelo SAP BPC (Business Planning and Consolidation), que está sendo implementado pela Sonda IT e tem o "go-live" previsto para outubro de 2015.

Com um valor de mercado superior a R$ 20 bilhões, a CCR prevê em seu planejamento estratégico o crescimento qualificado do Grupo, buscando a diversificação de seu portfólio e a atuação em novos negócios. Esta visão deu condições à CCR de atingir uma configuração de negócios que hoje vai além da concessão de rodovias.

Seguindo esta estratégia, hoje os projetos da CCR estão ligados também à mobilidade urbana, abrangendo aeroportos, metrôs e barcas, e empresas de serviços. Esta configuração atual de negócio exigiu da empresa uma ferramenta mais performática para suportar a complexidade dos planejamentos orçamentários.

"A elaboração de nossos planos são complexos, compostos por longos períodos que abrangem o tempo da concessão, podendo chegar até 35 anos. Então, ter uma ferramenta na qual a tecnologia é mais performática é um grande diferencial para a CCR", explica o gestor de projetos da companhia, Luiz Casarri.

Ao todo, o SAP BPC vai operar em três tipos de planejamentos orçamentários: o quinquenal, que mostra os próximos cinco anos; o de longo prazo, que abrange a vida útil de cada concessão e, por fim, o de tendência, que é atualizado todo mês com a visão dos próximos três anos.

Para agregar mais performance no trato das informações, a tecnologia está sendo implementada on Hana. Nesta modalidade, os dados ficam armazenados em memória, diferente da implementação convencional, na qual os dados estão disponíveis em disco. Com isso, o volume de informações é processado em tempo real, ganhando-se em agilidade e flexibilidade na consulta das aplicações.

De acordo o diretor de Business Intelligence e Inovação da Sonda IT, Eduardo Publiesi, também estão entre os benefícios a possibilidade de fazer análises, com simulações de cenários através de índices econômicos e financeiros, providência que proporcionará mais agilidade na tomada de decisão. Somado a isso, a interface da ferramenta é em Excel, tornando a aplicação mais amigável e simples para o usuário. "O desempenho deste tipo de arquitetura é muito maior em relação à implementação tradicional. Com isso, a Sonda IT cumpre seu papel em suportar a CCR para a evolução do seu negócio", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.