Rede Social ajuda pacientes na luta contra o câncer

0

Iniciativa inédita no Brasil para pacientes com leucemia, linfoma e demais manifestações onco-hematológicas, Amar a Vida é uma rede social colaborativa, resultado de uma parceria entre a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a IBM e a consultoria V&B Officeware. Concebida para pacientes, familiares, médicos, profissionais de saúde e a todos os interessados no assunto que buscam um ambiente para trocar ideias, conhecimentos, indicações, além de mostrar e discutir soluções para as diversas perspectivas que envolvem enfermidades graves.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se uma média de 577 mil novos casos de câncer em 2014. Já, de acordo com a Abrale, cerca de 10% desse total são de algum tipo de câncer no sangue. Portanto, a ideia da rede Amar a Vida é desmistificar e esclarecer esse tipo de doença.

Como proposta, a rede vem incentivar debates sobre o assunto, conscientizar e alertar os pacientes a respeito da importância de determinados cuidados e tratamentos, além de abrir espaço para discussão de temas que vão além das próprias doenças, como os aspectos sociais, familiares e psicológicos. Tudo isso por meio de comunidades criadas pelos participantes da rede, que abordam os temas considerados mais relevantes pelos próprios integrantes. Sobretudo, Amar a Vida busca ser um ambiente de esperança e um lugar onde os pacientes possam se sentir à vontade para expor suas questões. A Abrale respalda todo o processo proporcionando suporte para pacientes e seus familiares e atuando como moderadora da rede.

"A Rede Amar a Vida é uma plataforma para ajudar quem tem que lidar com o desafio de uma doença oncológica e auxiliar na tomada de decisões durante esse percurso. Os pacientes poderão dividir suas histórias e ter acesso às informações sobre o tema. Médicos e profissionais da saúde também terão espaço para trocar conhecimentos dentro da rede", ressalta a presidente da Abrale, Merula Steagall.

Amar a Vida já nasce com cerca de 30 comunidades que exploram diferentes ângulos: Todos juntos contra o câncer; Gravidez, Sexualidade e Fertilidade; Cuidados Paliativos; Alimentação e câncer; Direitos dos Pacientes com câncer; Testemunhos de superação; Mães e Pais de Pacientes Diagnosticados com câncer; Lidando com a perda; Câncer e beleza; Mielodisplasia; Leucemia; Mieloma Múltiplo, Talassemia; Mieloproliferativas; Trombocitopenia Imune Primária, entre outras.

Para o futuro, a ideia é que a rede esteja preparada para alcançar toda a América Latina, envolvendo, assim, as organizações filiadas à Alianza Latina.

Concepção em parceria

A IBM doou o software Connections, uma ferramenta de Social Business, que conecta pessoas, entidades e organizações em diferentes situações, e com objetivos diversos. O projeto é hospedado na nuvem da IBM Softlayer. Já a V&B Officeware idealizou o projeto e configurou a plataforma para a Abrale, uma instituição que alcançou credibilidade por disseminar conhecimento, oferecer suporte e mobilizar parceiros para alcançar a excelência e a humanização no cuidado integral de pacientes onco-hematológicos.

"A parceria da IBM para a concepção da Rede Amar a Vida faz parte do programa de Cidadania Corporativa, desenvolvido mundialmente pela companhia. A iniciativa está baseada em soluções como cloud computing, analytics, mobilidade e mídias sociais", explica Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.