Grupo Plantar adota solução segurança como serviço entre filiais

0

O Grupo Plantar (GP), especializado em silvicultura para o setor florestal, adotou a solução de segurança de perímetro as a Service da Microcity, com o objetivo de otimizar e garantir a proteção da troca de dados entre a matriz, baseada em Belo Horizonte (MG), e as oito filiais espalhadas pelo país. A solução foi implantada nas unidades de Curvelo, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Montes Claros, São Mateus, Posto da Mata, Padre de Carvalho e Botumirim, e atende todas as áreas da organização.

A solução faz parte dos Serviços Gerenciados de Segurança Microcity que auxiliam os clientes a se protegerem contra ameaças virtuais e ataques a redes corporativas, além de manterem sua rede segura sem consumir muitos recursos. Entre os benefícios que ela agrega estão a redução de risco, de complexidade e dos custos envolvidos no ambiente de segurança, melhora da performance dos links de internet e integração de unidades remotas através de uma estrutura de VPN´s (Virtual Private Network), com maior segurança e confiabilidade.

No antigo cenário, a comunicação da sede com as filiais era realizada via rede MPLS (Multi Protocol Label Switching), no qual todo o tráfego para a internet era centralizado em um único equipamento de firewall que realizava a segurança do sistema. Em 2013, com a migração para o ambiente de cloud computing, a empresa adotou uma nova topologia de rede baseada links de internet.

"Procurávamos um controle mais efetivo no que diz respeito à segurança da nossa troca de dados interna, o que foi possibilitado por meio da oferta da Microcity. Hoje, atuamos de forma centralizada e rápida, tudo está integrado ao ambiente, o que facilita alterar qualquer política de segurança da empresa, pois não temos mais de fazer o controle de maneira segmentada", afirma Sandro Marani, gerente de TI no Grupo Plantar.

De acordo com o executivo, além de garantir uma maior segurança, os objetivos do GP eram diminuir os custos com telecomunicações e fazer um controle mais efetivo da rede. "Com a solução conseguimos otimizar a velocidade de acesso à internet, consolidando ganhos em questões de produtividade e otimizando os processos de troca de informações", destaca.

Implantação sem paradas

Uma das preocupações do Grupo Plantar com a implantação da solução, era não interromper as atividades do negócio, por isso foi realizado um planejamento estratégico entre a equipe técnica e de campo do GP junto à Microcity, para viabilizar o projeto sem interrupções. Apesar da existência de diferentes modelos de rede dentro do GP, a instalação foi possível de forma paralela com as redes que já existiam, e quando a nova rede foi estabilizada, foi feita a desativação dos demais equipamentos, evitando paradas nos processos internos.

Para o futuro, a expectativa do Grupo é ampliar o escopo de soluções de segurança, ampliando ainda mais a segurança do ambiente de TI. "A capilaridade da Microcity por todo país e o atendimento diferenciado permitiram a parceria que tem contribuído para bons resultados na empresa", finaliza Marani.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.