O e-commerce necessita de análise de dados em tempo real. Mas quem pode tomar as decisões em tempo real?

0

A utilização do big data em cada mercado oferece um vasto campo para discussões e melhorias. Um dos setores que mais chamam a atenção do ponto de vista de análise de dados e ainda com a necessidade de resposta em tempo real é o e-commerce. O comércio eletrônico trabalha com agilidade, autonomia e inovação, além de sua exigência por cuidado redobrado com as informações. Tudo isso pode determinar o sucesso ou não das vendas, o que torna o monitoramento constante essencial a esse tipo de negócio.

A utilização de uma plataforma de análise de dados em tempo real é capaz de identificar padrões nas operações em relação a fatores como tempo de espera em uma transação, número de compradores de um determinado produto, formas de pagamento, bem como alertar a respeito de anomalias do sistema para serem corrigidas o mais rápido possível ou mesmo retiradas do ar. A exibição errada das características ou preço de um produto pode causar consequências imediatas e imprevisíveis.

Esse é um cenário típico de e-commerce, mas que também apresenta muitas semelhanças com o varejo físico. A utilização da análise de dados de maneira integrada entre esses dois modelos trata-se daquilo que é conhecido como omni-channel. Hoje, é possível realizar uma compra por meio de diferentes tipos de canais, criando novas oportunidades de vendas e interação com a marca.

Ainda assim, falta citar o que realmente fará a ação ser finalizada: a tomada de decisão. A necessidade de extrair informações úteis a partir de grandes quantidades de dados que são gerados com muita rapidez, exige que as estratégias estejam alinhadas e que funcionários ágeis e qualificados estejam na condução do bom andamento do negócio. Nesse sentido, dar autonomia para a equipe de service desk pode ser uma ótima saída, já que ela pode tomar decisões imediatas e inativar itens do site que estejam causando prejuízos sem qualquer tipo de consulta. Esta abordagem amplia o escopo do Service Desk para além da TI, ou seja, uma célula de Real Time Intelligence, necessária em negócios cada vez mais digitais.

Com isso o monitoramento 24×7 (tempo real) deixa de ser algo de TI para ser algo acessível aos responsáveis pelos negócios ou mesmo a grupos multidisciplinares de trabalho da empresa, uma vez que esses profissionais podem contribuir para a tomada de decisões mais rápidas e eficientes. O trabalho em conjunto deve ser sempre priorizado.

Todo esse contexto somado à inovação constante faz com que o e-commerce possua características próprias muito adequadas a plataformas de análise de dados em tempo real. O investimento nesse tipo de solução para grandes e-commerces começa a ser visto não como um custo, mas sim como uma fonte de lucro e de grandes benefícios à empresa.

Ricardo Clemente, engenheiro eletrônico pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC – RJ e CEO da Intelie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.