Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Nova ameaça no WhatsApp atinge mais de 100 mil usuários

Nova ameaça no WhatsApp atinge mais de 100 mil usuários

0
Publicidade

Um novo golpe chegou para confundir usuários do WhatsApp. Identificado esta semana pelo time de Segurança da PSafe,  o ataque finge oferecer uma funcionalidade inédita para os usuários do aplicativo de mensagens: espiar com quem seus contatos estão conversando no WhatsApp naquele instante e o que estão falando.

Até o momento, mais de 100 mil usuários já foram afetados e acessaram o link malicioso, que vem sendo compartilhado via mensagem no próprio app. Com isso, além de prejuízos financeiros, ao serem cadastrados em serviços de SMS pago, os usuários também correm o risco de ter seus dados expostos ou roubados.

Segundo especialistas da PSafe, o golpe consiste em receber uma mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do WhatsApp, convidando as pessoas a ativarem a nova funcionalidade e, com isso, visualizarem as conversas de seus contatos. Para ativar o recurso, o falso comunicado induz o usuário a, primeiramente, compartilhar o link com dez amigos ou grupos para depois fazer o download do app com a função “WhatsEspião”.

whatapp

Após compartilhar o convite, a vítima é orientada a preencher os seus dados em sites maliciosos, que podem efetuar cobranças indevidas, ou mesmo a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou tendo prejuízo financeiro.

Para evitar esse tipo de golpe, o CEO da PSafe, Marco DeMello, reforça a necessidade dos usuários de smartphone terem sempre um antivírus instalado em seus celulares. “Um ‘cérebro biológico’ não é capaz de se defender de um ‘cérebro eletrônico’ (ataque cibernético)”, alerta o executivo. O usuário que utiliza um aplicativo de antivírus que possua bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas), como o PSafe TOTAL, por exemplo, é alertado sobre a ameaça assim que ele clica na URL, podendo evitar o dano. Em média, o PSafe TOTAL bloqueia 500 mil URLs maliciosas por dia.

Além de instalar um programa confiável de antivírus, é aconselhável manter o sistema operacional sempre atualizado, só fazer o download de apps em lojas oficiais, como a Google Play, e desconfiar de links que chegam por mensagens.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile