Os desafios das seguradoras com as novas tecnologias

0

Já imaginou pagar o seu seguro de acordo com o seu desempenho no volante? Pois saiba que isso já é possível. Algumas empresas norte-americanas de seguros estão adotando soluções mobile que monitaram o comportamento do condutor no veículo. Explicando de forma prática, o motorista que excede a velocidade da via, freia bruscamente ou faz curvas perigosas, entre outras infrações, é monitorado e essas informações são enviadas para as seguradoras. Os que têm uma direção impecável e cometem poucos erros no trânsito também são avaliados. Na hora de renovar o seguro, o desempenho do condutor é levado em consideração e assim é possível definir o tipo de desconto de cada segurado.

Todo monitoramento é feito pelo GPS e pela velocidade que o veículo se move, que pode ser monitarada por um aplicativo em um dispositivo móvel ou no computador de bordo do próprio carro. Nos smartphones, ainda é possível usar tecnologias de gamefication, nas quais os usuários disputam com outros condutores o topo de um ranking e podem receber prêmios e descontos maiores ao renovar o seguro.

O universo das seguradoras está em constante evolução, tanto para as companhias quanto para os clientes, pois as tecnologias em Internet das Coisas estão surgindo e em pouco tempo essas inovações estarão presentes no dia-a-dia da população. Um estudo realizado pela nossa companhia estima que as seguradoras gastam cerca 35% do seu orçamento em Internet das Coisas para monitorar os clientes que utilizam dispositivos digitais. E cerca de 33% do orçamento de TI é destinado a produtos de monitoramento.

Às companhias de seguros, cabe o desafio de convencer os seus clientes a instalar um aplicativo e passar a usar a função – baseada em comportamento – em seus celulares, aproveitando a onipresença dos smartphones. Já os benefícios para os clientes são muitos, a exemplo da redução de custo na hora da renovação do seguro, participação de premiações e até um acompanhamento de como está dirigindo, evitando assim cometer infrações de trânsito.

Novas tecnologias estão surgindo em um ritmo incrível e não é diferente para o setor de seguros. Basta olhar para outras áreas que já estão operando com funções de Internet das Coisas, como bancos, varejo, indústria e saúde. O Brasil não está longe de receber essas novidades nas seguradoras e no final todos serão beneficiados. Os clientes, que poderão ter melhores ofertas, e as empresas, que poderão oferecer melhores produtos.

Tushar Parikh, country head do Brasil da Tata Consultancy Services (TCS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.