Mercado brasileiro de serviços de TI cresce 4,2% no primeiro semestre de 2020

0

No primeiro semestre de 2020, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 4,2% em relação ao mesmo período de 2019 e chegou a mais de R$ 41 bilhões, de acordo com o estudo realizado pela IDC. Segundo a consultoria, o primeiro semestre do segmento pode ser dividido em períodos com dinâmicas bem diferentes. Nos dois primeiros meses, o que se observou foi um mercado acelerado e impulsionado por negociações iniciadas no final de 2019.

O contraponto negativo ocorreu a partir de março, com a pandemia de covid-19. Se por um lado disciplinas ligadas ao fornecimento de hardware, mercado bastante dolarizado e dependente de insumos importados foram impactados, por outro houve aceleração nos resultados de serviços correlatos a nuvem e segurança da informação. Ambos estão ligados à habilitação do trabalho remoto.

O resultado desse movimento foi um crescimento perto de zero no mercado de Hardware Deploy and Support, enquanto Appplication Management acelerou 5,9% no resultado anualizado.

Para o restante de 2020 e nos períodos seguintes, a tendência é que serviços na nuvem continuem em destaque. Segundo a IDC, temas ligados a cloud, principalmente no que toca o entendimento e utilização integrada e eficiente de ambientes cada vez mais distribuídos por data centers próprios ou não, nuvens públicas ou privadas, devem permanecer na pauta das organizações.

Apesar deste movimento, a IDC projeta crescimento modesto para 2020, com recuperação a partir do final de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.