Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Alerta BCG: computadores quânticos vão revolucionar a cibersegurança e empresas precisam se...

Alerta BCG: computadores quânticos vão revolucionar a cibersegurança e empresas precisam se proteger desde já

2
Publicidade

A chegada da computação quântica deve tornar obsoleto tudo o que conhecemos sobre cibersegurança, diz o estudo Ensuring Online Security in a Quantum Future, do Boston Consulting Group (BCG), desenvolvido a partir de consultas com mais de 20 experts em tecnologia quântica, segurança online e criptografia.

De acordo com o BCG, essa revolução deve acontecer porque os computadores quânticos, com muito mais capacidade de processamento, podem quebrar a criptografia de chave púbica, essencial para que os mais de 4,5 bilhões de usuários da internet acessem com segurança cerca de 200 milhões de sites e participem de cerca de US$ 3 trilhões em comércio eletrônico anualmente.

Por isso, é urgente que empresas adotem a “criptoagilidade”, a capacidade de dominar vários padrões criptográficos para reduzir vulnerabilidades na segurança digital.

Felizmente, diz o BCG, embora possibilitem a criação da ameaça, os computadores quânticos também podem ser a solução. Ao distribuir a chave de criptografia, ferramentas baseadas na tecnologia podem ser usadas para detectar a presença de invasores em um link, por meio de um protocolo conhecido como distribuição de chave quântica (Quantum Key Distribution, ou QKD). Esse protocolo, se usado em associação com a chave de uso único (one-time-pad, ou OTP), promete uma segurança de criptografia inquebrável.

O BCG ressalta, porém, que a distribuição de chave quântica ainda é uma tecnologia emergente, com requisitos de adoção caros e muito rigorosos para os padrões atuais. A expectativa é que seu desenvolvimento seja financiado principalmente pelo setor público – em especial o militar – e que tenha adoção limitada em empresas privadas. Com o tempo, porém, os avanços tecnológicos podem diminuir custos, melhorar desempenho e expandir a tecnologia para outros setores.

A pesquisa recomenda etapas essenciais para empresas se prepararem para a criptografia quântica:

• Primeiro, é preciso entender que nenhuma organização pode proteger todos os seus dados – elas devem priorizar os mais críticos.

• Depois, o objetivo da segurança deve ser tornar o custo de comprometer os dados maior do que o valor deles para os potenciais invasores.

• Com esse entendimento, as empresas podem investir em aumentar a “criptoagilidade”, que deve se tornar um requisito no desenvolvimento de novos serviços e produtos e até para contratar fornecedores.

• Por último, as empresas precisam se manter atualizadas sobre os avanços da tecnologia quântica e as novas soluções de segurança que ela propicia, bem como adotar contingências para diminuir as vulnerabilidades de seus dados. Nesse contexto, a consultoria recomenda que empresas mais suscetíveis a ataques e que lidam com dados críticos iniciem um projeto-piloto de integração de soluções seguras quânticas o quanto antes.

Sobre os computadores quânticos e como podem ser usados

A principal diferença de um computador quântico para um tradicional é a capacidade de fazer cálculos mais complexos e em maior quantidade, possibilitando a resolução de uma gama infinitamente maior de problemas nas mais diversas áreas do conhecimento. No mundo dos negócios, a computação quântica será usada para simular cenários complexos – desde a gestão de investimentos até a descoberta de novos medicamentos, por exemplo -, realizar projeções mais elaboradas e detalhadas de mercado e desenvolver algoritmos de inteligência artificial e sistemas de machine learning mais complexos do que os atuais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile