TIM e Energisa levam 4G ao interior do Acre com a primeira antena alimentada por energia solar

0
15

A TIM e a Energisa, cliente corporativo da operadora, acabam de levar conectividade ao extremo norte do país. A Vila Restauração, localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, a 490 km de Rio Branco, no Acre, foi escolhida para receber a primeira antena 4G da TIM na região. A iniciativa faz parte de uma série de melhorias que já estão em andamento, e que contará também com obras de instalação de usina solar para armazenamento e geração de energia pela Energisa.

Situada a 70km de Marechal Thaumaturgo e com acesso somente fluvial, a Vila Restauração tem aproximadamente 200 famílias e acesso à energia elétrica por apenas quatro horas por dia. Levar energia limpa, com a utilização de painéis solares, permite não só aumentar consideravelmente a autonomia e a disponibilidade de energia para a cidade como também viabiliza a implantação de uma estrutura de serviço 4G na região.

Líder em cobertura 4G, presente em mais de 4.400 cidades, e com o compromisso público de cobrir todos os municípios do Brasil com o serviço até 2023, a TIM entende que conectividade é um bem essencial para promover a integração do país. Por isso, a operadora criou o projeto Sky Coverage, que permite implementar cobertura 4G, inclusive a áreas mais distantes do Brasil, onde há déficit de infraestrutura de rede elétrica, oferecendo soluções sustentáveis, acessíveis e de baixo custo. O projeto, que demandou nada menos do que 472 horas de trabalho, pretende beneficiar mais de 6 milhões de pessoas em localidades como a Vila Restauração, seja em distritos, vilas, estradas, resorts ou pontos turísticos espalhados pelo país.

Para Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia da TIM Brasil, a TIM acredita no potencial de transformação do projeto Sky Coverage, especialmente na forma como impacta positivamente a qualidade de vida dos moradores da Vila Restauração. "Foram 105 toneladas de materiais e 93 dias de trabalho em conjunto com os parceiros para executar esse projeto tão desafiador, especialmente no que diz respeito a logística e transporte", constata.

Já Paulo Humberto Gouvêa, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, complementa: "A partir do momento que recebemos o pedido do nosso cliente corporativo, a Energisa, trabalhamos juntos num projeto exclusivo e desafiado. Os. equipamentos partiram de São Paulo, atravessaram o país por estradas e balsas, chegaram a Marechal Thaumaturgo, e no final conseguimos instalar e ativar uma estrutura que conta com alimentação de Energia via painéis solares, garantindo a qualidade do serviço 4G da TIM. Estamos felizes por mais essa entrega a Energisa".

"Quando a energia chega, vidas se transformam. Estamos levando desenvolvimento sustentável para quem vive em uma das regiões mais remotas no Brasil dentro da Floresta Amazônica. Por isso, decidimos executar um projeto inovador com responsabilidade e baixo impacto ambiental. Agora, os moradores poderão ter eletrodomésticos para armazenar alimentos e medicamentos, acesso à internet e empreender dentro da própria comunidade", comemora José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Energisa no Acre.

Deixe seu comentário