Outsourcing e os cuidados para não terceirizar os conhecimentos do negócio

0

O departamento de Tecnologia da Informação ainda é visto por algumas empresas como um mal necessário. Uma área que não agrega valor ao negócio e gera muitas despesas. Terceirizar parece a solução óbvia para as organizações que querem reduzir os gastos. O grande problema é que elas não percebem que a TI pode ser uma aliada para identificar novas possibilidades de negócio e soluções em processos internos que podem resultar em benefícios para o seu core business. Por este motivo, o setor também deve ser trabalhado de forma estratégica e integrado à gestão.
Especialmente para as pequenas e médias empresas, o outsourcing de TI é uma vantagem, pois elas passam a contar com uma equipe de profissionais de várias especialidades para darem suporte à área com um custo menor. Outro benefício desta prática é que ela ajuda a organização a não se tornar obsoleta no uso de novas tecnologias, porque a terceirização sempre trará novidades em relação a isso, o que pode resultar na agilidade e qualidade em diversos fatores, como na troca de informação entre as áreas da empresa.
No entanto, terceirizar o conhecimento do próprio negócio para consultorias, por exemplo, é um grande erro estratégico que pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Ela precisa entender e definir quais são seus objetivos com TI relacionados ao seu negócio e saber comprar estes serviços no mercado. O outsourcing não precisa ser feito em todo o setor de TI, alguns deles devem contar com profissionais internos bem qualificados e que tenham uma visão geral do mercado de atuação da companhia. 
A empresa que compra serviços de terceirização em TI precisa ter em sua estratégia, de forma clara, como gerenciar estes serviços e quais indicadores serão monitorados. Caso contrário, o outsourcing  pode trazer mais malefícios do que benefícios.  A redução de custo não deve ser o único fator em mente no momento de avaliar o serviço. Por isso, antes de escolher a prestadora de serviço é bom pesquisar sua reputação no mercado. Afinal, existe uma grande diferença em comprar produto e comprar serviço.
É importante se atentar também aos contratos e verificar com o departamento jurídico se existe margem de segurança caso o serviço não seja executado como o combinado. Para que o outsourcing funcione e não se torne um problema, é necessário definir as necessidades da empresa e contratar um fornecedor que consiga usar a TI para promover a economia, utilizando os hardwares e softwares mais adequados para o orçamento estabelecido.
A empresa precisa entender claramente qual é seu core business e manter o foco nele, caso contrário, tendo uma área de TI interna e sem controle, passa a ser uma "empresa de TI", perdendo tempo e fugindo do seu propósito.

Gustavo Padial é diretor executivo da GWE Added, empresa especializada em sistemas de gestão para pequenas e médias empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.