Definição de "Big Data" permanece confusa para empresas

    1

    O conceito de Big Data se torna mais presente na indústria de publicidade online, mas ainda há incertezas quanto à sua definição e ao seu uso eficaz. Além disso, as dificuldades em acumular, analisar e utilizar grandes e diferentes conjuntos de dados têm sido uma barreira para a maximização do uso de Big Data nas companhias. A constatação é da empresa de coleta e monitoramento de dados da web, Connotate, após ouvir gestores de agregação de dados nos Estados Unidos.

    Big Data incorpora múltiplos conjuntos de dados — online, offline, de clientes, da concorrência etc – e permite abordagem mais holística da inteligência de negócios. Na área de marketing, por exemplo, possibilita a obtenção de insights sobre interesses e preferências dos consumidores, de forma a melhorar programas de retenção e aquisição de clientes.

    No levantamento feito pela Connotate, 21% dos entrevistados não sabem como definir Big Data. Quase metade (49%), entende se tratar de agregado de todos os dados baseados na web, internos ou externos, disponíveis para a inteligência do negócio.  O termo é visto por 16% dos respondentes como informações internas em massa armazenadas e gerenciadas por uma empresa, enquanto outros 7% acreditam se tratar de dados baseados na web e conteúdo de negócio usados para as operações próprias da companhia.

    A pesquisa revela, ainda, que o maior uso de Big Data tem sido para monitorar a concorrência e a própria marca (60% e 52%, respectivamente). Muitos negócios também já se valem do conceito em estratégias de marketing relacionadas com precificação e informações de produtos (40%).

     

     

     

    1 COMENTÁRIO

    1. Interessante abordagem. Mas gostaria de salientar alguns pontos/questões:

      A Arquitetura para suporte a Big Data passa necessáriamente por ferramentas de BI e BA, bem como, Arquiteturas de cloud e datacenters em algum provider?

      Ou as empresas desenvolvem suas próprias?

      Qual o real tamanho do massive-data?

      Apenas o segmente publicitário se beneficiaria, ou outros segmentos podem também se utilizar (acredito eu)?

      Muito me interesso por este segmento da tecnologia.

      Abraços.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.