A Lenovo tem planos de produzir 100% de seus notebooks em fábricas próprias em um período de três a cinco anos. Atualmente, apenas um quinto do total de PCs da chinesa é feito internamente – o restante é direcionado a montadoras (ODMs) asiáticas.
Até o fim deste ano, a ideia é internalizar ao menos 50% da produção de notebooks, segundo pessoas ligadas à indústria ouvidas pelo site Digitimes. Com isso, a empresa reduziria custos por meio do maior controle dos processos e mais negociação com fabricantes de componentes.
Os primeiros passos já foram dados, com a compra da CCE, no Brasil, além do anúncio de uma fábrica em Itu, no interior de São Paulo, somados a estudos para construção de unidades produtoras nos Estados Unidos.
Segundo as fontes, a mudança de estratégia causaria um impacto negativo considerável nas ODMs, dado a posição da Lenovo como a segunda maior empresa em participação de mercado em notebooks. A estimativa é que sejam produzidas 30 mil unidades em 2013.
Na avaliação dos entrevistados, plano é ambicioso principalmente pela dificuldade de compra e avaliação de equipamentos e em manter um controle de qualidade rigoroso em massa. O tempo seria muito curto para estabelecer a internalização completa, podendo até mesmo gerar despesas inesperadas.
Aquisição da CCE
A Lenovo anunciou nesta sexta-feira, 4, a conclusão da aquisição da CCE. Com a aprovação dos órgãos reguladores em novembro, a operação foi concluída na última quarta-feira, 2. Assim, a Lenovo comprou 100% da CCE em uma transação envolvendo ações e dinheiro em espécie, totalizando R$ 300 milhões.
Anunciada no início de setembro de 2012, a compra mais que dobra a participação da Lenovo no mercado de computadores do Brasil, o terceiro maior mercado de PCs no mundo, e imediatamente permite à companhia a execução de seu plano de visão para a "era PC+". Trata-se da construção de um portfolio completo de produtos ao consumidor, que atinge as quatro telas: PC, tablet, smartphone e TV.
“A aquisição da valiosa base de produção da CCE e seu time de gerenciamento local mostra a forte estratégia 'global-local' da Lenovo em ação, estimulando uma expansão rápida, combinando alcance global com investimentos locais, que refletem nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro”, declarou o presidente e gerente geral da Lenovo Brasil, Dan Stone.