A Microsoft informou nesta segunda-feira, 4, que mais de 200 milhões de dispositivos já utilizam Windows 10 no mundo, dos quais 22 milhões são usados em empresas. De acordo com a fabricante de software, a trajetória de crescimento do novo sistema operacional é a mais rápida em sua história — seis meses após o lançado, ele superou o tempo de adoção do Windows 7 em 140% e do Windows 8 em quase 400%.
Os números refletem também na loja de aplicativos da Microsoft, a Windows Store. O volume de transações pagas feitas por meio de PCs e tablets subiu duas vezes no período das festas de fim de ano. Dos usuários que pagaram algum conteúdo, 60% eram novos e o Windows 10 gerou 4,5 vezes mais receita por dispositivo, quando comparado ao Windows 8.
Dentre as funcionalidades do sistema operacional que mais foram utilizadas estão: o assistente digital Cortana, que recebeu 2,5 bilhões desde o lançamento do Windows 10; visualização de 82 bilhões de imagens pelo aplicativo de fotos do software; e 4 bilhões de horas em jogos foram feitas por meio do Windows 10.
O mês de dezembro ainda foi o maior período de engajamento com um sistema operacional da Microsoft: os usuários gastaram 11 bilhões de horas no Windows 10.