Bares e restaurantes controlam acesso e frequência de funcionários com reconhecimento facial

0
66


Uma tecnologia pioneira baseada em inteligência Artificial (IA) está ajudando restaurantes e bares da cidade de São Paulo a controlar a frequência e circulação dos funcionários de maneira mais eficiente, segura e econômica. O KeyApp, ferramenta inovadora de controle de acesso desenvolvida pela startup CyberLabs, possibilita o acesso aos estabelecimentos por reconhecimento facial ou QR code sem contato físico.

Até o momento Itzza, Viela, Guarita, e outros estabelecimentos já utilizam a solução. O aplicativo é oferecido por meio de uma parceria da CyberLabs com a Worc, uma plataforma B2B2C de empregabilidade focada no mercado do foodservice, que conecta candidatos a vagas de emprego em bares e restaurantes. Na parte do B2B, cuida do processo de recrutamento e seleção, além de facilitar o match com trabalhadores temporários. Para o B2C, oferece cursos e outros benefícios. O plano da Worc, que já gerou mais de R$2 milhões a partir de oportunidades de emprego, é expandir o uso para candidatos e clientes de sua base.

O KeyApp oferece controle de acesso com segurança de dados e é capaz de monitorar a entrada, saída e circulação de pessoas sem contato físico. Usando apenas um smartphone, o funcionário acessa a solução em uma plataforma online, escaneia o QR code impresso pelo estabelecimento e usa a tecnologia de reconhecimento facial para liberar a entrada.

Para o estabelecimento, a instalação do sistema de autenticação facial requer apenas um tablet comum ou um smartphone. "O KeyApp representa a democratização da Inteligência Artificial em termos de custos e acessibilidade", explica Marcelo Sales, CEO e co-fundador da Cyberlabs.

No Guarita Bar, coquetelaria autoral da Vila Madalena e cliente da Worc, o novo sistema já ganhou a simpatia dos funcionários da casa pela praticidade. Com a praticidade oferecida pela solução da Cyberlabs e da Worc, desde agosto a frequência de registro de entrada pelos colaboradores, que não chegava a 50%, aumentou para quase 100%.

Outra vantagem para os bares e restaurantes é ter uma planilha virtual, atualizada em tempo real, com todas as informações da equipe, incluindo análises gráficas que auxiliam nas tomadas de decisão. Com o dashboard na tela do celular, Randolph consegue ter uma visão geral do horário de entrada e saída de cada funcionário, quanto tempo passaram no almoço ou em outras atividades externas, e ainda o saldo atualizado do banco de horas.

O KeyApp é a grande aposta da CyberLabs para auxiliar empresas e órgãos públicos na reabertura da economia. Para expandir esforços em pesquisa e desenvolvimento de Inteligência Artificial, a startup recebeu em agosto um investimento de R$ 28 milhões da Redpoint eventures.

Além dos bares e restaurantes, a tecnologia da CyberLabs já está em funcionamento em empresas e órgãos públicos dos setores de saúde, segurança, óleo e gás, energia e hospedagem, entre outros.

Deixe seu comentário