ITI adota nova plataforma da Kryptus para a rede de carimbo de tempo

0

No último dia 21, a Kryptus teve a sua nova plataforma para carimbo de tempo homologada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Os protocolos nativos dos produtos Kryptus kNET HSM TSS e Kryptus kNET HSM TAS passaram a ser considerados os novos padrões oficiais da ICP-Brasil, conforme previsto no Edital que deu origem à aquisição dos sistemas.

Até então, os protocolos de sincronismo e auditoria do carimbo do tempo eram proprietários, sem especificações públicas, o que impedia a interoperabilidade dos sistemas com outros fornecedores de carimbo do tempo e com as próprias ACTs (Autoridades Certificadoras de Tempo), criando efetivas reservas de mercado. Com esse novo protocolo, feito pela Kryptus e pelo ITI, todos poderão utilizar e implementar o sistema, aumentando assim a concorrência e a qualidade das soluções de Carimbo do Tempo no Brasil.

Dentre as inovações trazidas pelo novo protocolo, destacam-se, também: o mecanismo de segurança de comunicação do protocolo de sincronismo do tempo, que garante a autenticidade da fonte de sincronismo do tempo; o uso de Árvores de Merkle para proteger a integridade dos logs utilizados no protocolo de auditoria do tempo; a integração com blockchain para a publicação permanente e inalterável dos carimbos do tempo e alvarás emitidos pela rede de carimbo do tempo da ICP-Brasil; e o sistema de alta disponibilidade, que permite à ACT configurar servidores de sincronismo e auditoria alternativos que são ativados automaticamente caso a conexão com o servidor principal seja perdida.

A partir desse momento, fabricantes e ACTs devem buscar atualizações para adequarem sua infraestrutura aos novos protocolos. Segundo o ITI, as entidades da ICP-Brasil têm o prazo até 31 de março de 2022 para migração de toda a rede de carimbo do tempo para os novos protocolos, incluindo a adequação da infraestrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.