Kaspersky descobre 380 mil novos arquivos maliciosos por dia em 2021

0

Em 2021, a detecção da Kaspersky encontrou 380 mil novos arquivos maliciosos por dia, um crescimento de 20 mil novas descobertas diárias (ou 5,7%) em comparação ao ano anterior. Esse aumento é um reflexo ao contínuo avanço no número de dispositivos em todo o mundo, de acordo com o Boletim de Segurança da Kaspersky: Estatísticas do Ano.

Tradicionalmente, a maioria das ameaças (91%) são WindowsPE – um formato de arquivo específico para sistemas operacionais Windows. Entretanto, em 2021, cibercriminosos começaram a espalhar mais ameaças para o Linux, resultando em um crescimento de 57% no número de malware e softwares indesejados para esse sistema operacional.

Outro destaque é que mais da metade (54%) das ameaças detectadas pela Kaspersky eram trojans genéricos. Apesar de muitos tipos de malware terem apresentado declínio de volume em 2021, em comparação ao ano anterior, os trojans droppers cresceram 2,24% no mesmo período.

Esse tipo de trojan é usado para instalar malware mais sofisticados no dispositivo da vítima e, por isso, são muito perigosos. Outra ameaça que apresentou um aumento notável na detecção são os worms (117,5%), que são programas que podem se autorreplicar e se propagar de forma independente uma vez que violam o sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.