Publicidade
Início Blogueria Lovemarks: Para fidelidade além da razão

Lovemarks: Para fidelidade além da razão

0
Publicidade

“Você diz que a emoção é a chave para se construir relacionamentos. Trabalho na indústria de tijolos. Como você torna um tijolo emocional?’ Respondi: ‘Você não torna um tijolo emocional. Mas deve falar sobre o que os tijolos representam: lares, famílias reunidas à volta da lareira sentindo-se seguras e aquecidas. Conquistas. Prédios erguidos com camadas de tijolos, cujo sonho inspirador era nada menos que tocar o céu.”

Em um cenário altamente competitivo, com margens estreitas e produtos muito parecidos, estabelecer conexões emocionais com os consumidores é a chave do sucesso. Kevin Roberts, CEO Mundial da Saatchi & Saatchi, deixa esse conceito claro no seu livro, “Lovemarks: o futuro além das marcas”.

Mas afinal, o que é uma Lovemark?

Harley-Davidson, Apple, Coca-Cola… São marcas que inspiram “Fidelidade Além da Razão”. Marcas que unem respeito e amor. No seu livro, Roberts dá algumas dicas de como passar de uma “Marca de Confiança” para um “Lovemark”:

1)Mistério: Crie uma história que envolva a sua marca; Use seu passado, presente e futuro; Explore os sonhos; Alimente seus mitos e ícones e Fundamente-se na Inspiração.

A Disney é um bom exemplo de marca que une praticamente todos os elementos de mistério:

“A todos que vêm a este lugar feliz: Sejam Bem-vindos. A Disneylândia é sua terra. Aqui a idade revive memórias agradáveis do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneylândia é dedicada aos ideais, aos sonhos e aos fatos marcantes que criaram a América do Norte…com a esperança de ser fonte de alegria e inspiração para o mundo.” (memorial Walt Disney)

2)Sensualidade: Estimule os sentidos do seu cliente. “Os sentidos são a via expressa para as emoções humanas”.

Roberts aponta Richard Branson, fundador da Virgin, como um dos grandes sensualistas no nosso tempo:
“A Virgin Atlantic é um triunfo dos sentidos. Do ambiente exclusivo para música, na sala VIP, às poltronas totalmente reclináceis da primeria classe. Já vi gente crescida brincando 20 minutos com as poltronas, levantando e abaixando os encostos de pelúcia vermelha. E há massagens, o tratamento facial, o bar.”

3)Intimidade: Sejam comprometidos, para provar que estão em um relacionamento duradouro; Tenham empatia, para entender as emoções das pessoas e estimulem a paixão, para manter o relacionamento vivo.

A maior prova de que os seus clientes estão comprometidos são os fãs clubes. Com as redes sociais, a criação de grupos e comunidades estimula ainda mais a conversa e a criação de conteúdo feita pelos fãs. Vide os vídeos feitos por fanáticos por lego.

Já o Google é exemplo de empatia. Conseguiu captar que os internautas queriam simplicidade para realizar suas buscas. Como resposta inventaram até uma expressão baseada na sua marca: “To google”, dar “um google”, em português.

Para terminar, vejam algumas declarações de “Consumidores Inspiradores”, pessoas que divulgam por conta própria as coisas que amam:

Ipod:
“Aonde quer que eu vá, contanto que meu Ipod esteja comigo, eu viajo. Não é latitude. É atitude. Ele tem a cara do Amor.” (executivo de publicidade, EUA)

Tiffany’s:
“É apenas uma pequena caixa verde-água, mas você sabe que dentro há algo absolutamente especial. Será possível abrir uma caixa da Tiffany sem tremer de excitação ao imaginar o que ela contém? Nenhuma outra marca diz mais sobre como você se sente em relação a alguém.” (diretor de criação, Austrália)

Absolut:
“É elegante, divertida, moderna. Sempre tem uma história diferente – e nos convida a adivinhar. “Qual é a próxima história?” Ela pode querer qualquer coisa, transformar qualquer objeto, situação ou assunto. Eu nem mesmo bebo vodca, mas amo a marca Absolut.” (designer, Romênia).

Ana Luiza Pandolfi, estrategista de Conteúdo na 55social.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile