IBM registra 9.100 patentes em 2018 e bate recorde pelo 26º ano consecutivo

0

Os inventores da IBM registraram 9.100 patentes em 2018, alcançando pelo 26º ano consecutivo a liderança no ranking de patentes dos Estados Unidos, de acordo com o IFI CLAIMS Patent Services1. A IBM liderou o número de patentes para Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem, segurança e computação quântica. O ano de 2018 também foi de destaque para os pesquisadores da IBM Brasil. Isso porque, das empresas estabelecidas no País, a IBM foi a que mais registrou patentes (56) nos EUA, segundo o Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) dos EUA. No acumulado entre 2011 e 2018, a IBM também se mantém na liderança, com 183 patentes no total.

Em seus oito anos de operação, além de contribuir para o desenvolvimento da inovação no País, o laboratório da IBM no Brasil já desenvolveu e submeteu mais de 300 patentes ao USPTO – 94 delas já foram concedidas. O time de pesquisadores brasileiros também publicou mais de 450 artigos científicos e conquistou 35 prêmios. As patentes geradas no Brasil estão dentro da área de nanotecnologia, cloud computing, cognitive computing, blockchain, analytics e Internet das Coisas (IoT), aplicadas principalmente às indústrias de exploração de óleo e gás, agricultura, finanças e saúde.

As 1.600 patentes de IA que os inventores da IBM obtiveram em 2018 incluem novas maneiras de usar a inteligência artificial para ajudar a proteger e preservar lagos e vias fluviais. A inteligência artificial também desempenhou um papel importante nas mais de 1.400 patentes de segurança que foram concedidas aos inventores da IBM em 2018, incluindo uma abordagem de segurança baseada em IA para combater o phishing de voz. No geral, quase metade das patentes de 2018 estão relacionadas a avanços pioneiros em inteligência artificial, computação em nuvem, segurança, blockchain e computação quântica.

Algumas patentes da IBM concedidas em 2018 incluem

• Project Debater – Desenvolvido por IBM Research é o primeiro sistema de inteligência artificial que pode debater com humanos sobre questões complexas. Os inventores da IBM patentearam uma abordagem para usar o aprendizado de máquina, identificando evidências como segmentos de texto relevantes em dados não estruturados, que apoiam ou se opõem a um problema em questão. Isso poderia ajudar a fornecer avanços no modo como as máquinas e os seres humanos interagem em conversas.

• Os inventores da IBM patentearam um sistema inteligente que poderia ser usado para identificar, caracterizar e monitorar os gradientes verticais de temperatura que afetam a vida marinha em lagos e outros ecossistemas aquáticos. A análise combinada com IBM Cloud e o mapeamento da Internet das Coisas (IoT) ajudaram a IBM e parceiros a projetar o lago mais inteligente do mundo, o Lago George.

• O "Phishing" ocorre quando uma pessoa ou sistema de computador tenta obter informações confidenciais de vítimas desconhecidas. Mais recentemente, os fraudadores recorreram ao phishing de voz, ou "vishing", que realiza chamadas telefônicas cujo principal objetivo é obter dados bancários ou outras informações pessoais importantes das vítimas. A IBM patenteou um sistema de Inteligência Artificial que, com a permissão do usuário, pode analisar os padrões de diálogo para identificar quando uma das partes tenta enganar a outra. O sistema poderia enviar uma mensagem de aviso em tempo real para alertar a vítima em potencial do vishing e ajudar os especialistas em TI da empresa a prevenir e gerenciar melhor as ameaças à segurança de computadores e dispositivos móveis.

Nuvem, Blockchain e Quantum

Os inventores da IBM receberam mais de 2.000 patentes de computação em nuvem em 2018, incluindo uma referente a um monitor especializado em máquinas virtuais baseadas em unikernel, que adota uma abordagem mais leve para melhorar o isolamento e a segurança entre um aplicativo em nuvem e seu host, reduzindo os tempos de fornecimento e melhorando o desempenho. A pesquisa tem relação com a segurança de contêineres e pode permitir que organizações movam dados e aplicativos com mais segurança, por meio dos ambientes locais e na nuvem.

Os pesquisadores da IBM também continuam a liderar o caminho no desenvolvimento do Blockchain e seu rápido ritmo de adoção global. A IBM recebeu uma patente de um método para criptografar dados armazenados em uma cadeia de blocos. Os membros de uma rede Blockchain podem colocar dados em uma cadeia de blocos que gostariam de compartilhar com outros membros. No entanto, em vez de armazenar os dados abertamente para que qualquer um dos participantes possa ver, os membros podem criptografar seus dados dentro da rede e somente aqueles que receberam uma chave de descriptografia podem ter acesso às informações. A IBM ativou esse recurso patenteado para usuários do código aberto Hyperledger Fabric.

A IBM também patenteou invenções importantes na computação quântica, incluindo uma nova maneira de miniaturizar componentes para melhorar o desempenho de computadores quânticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.