Novo vazamento expõe 2,2 bilhões de senhas

0

A ESET alerta sobre o novo caso de vazamento de informações, apelidado de Collection #2-5, ou em português, Coleções de nº 2 a nº 5. Neste caso, o número de credenciais de login roubadas totaliza 2,2 bilhões de senhas, de acordo com o Instituto Hasso Plattner (HPB). Além disso, pelo menos uma parte dos últimos caches contém dados mais recentes, potencialmente representando riscos maiores aos usuários.

Há duas semanas, chegou às manchetes o caso que ficou conhecido como Collection #1, ou Coleção nº1, em português, no qual 773 milhões de logins e senhas foram expostos, enquanto outros dados circularam em fóruns de cibercriminosos. No entanto, essa era apenas uma parte de um estoque muito maior de informações sigilosas que vieram à público.

Como saber se foi vítima?

O Instituto Hasso Plattner opera um serviço semelhante ao do site de Troy Hunt, o Have I Been Pwned (HIBP), um serviço de consulta de informações roubadas, no qual, ao colocar a conta de e-mail, o usuário consegue saber se alguma de suas credenciais foi exposta em um destes grandes vazamentos de informações.

No entanto, ao contrário do serviço de Troy Hunt, o Identity Leak Checker inclui dados completos de todos os cinco caches que foram expostos desde o início do ano (Coleções de nº1 a nº5). Ou seja, é possível usar a ferramenta para verificar se alguma conta de e-mail, ou uma conta online associada ao e-mail, pode ter sido afetada por um dos vazamentos. Além de nomes e senhas para login, a ferramenta também consegue mostrar outras informações confidenciais que também podem ter sido expostas.

Como se proteger?

Bancos de dados com logins roubados podem ter grandes implicações, especialmente devido à prática de muitos internautas de reutilizar suas senhas em vários serviços. Os invasores podem explorar isso com uma técnica automatizada conhecida como "preenchimento de credenciais", que pode fornecer acesso a outras contas online, possivelmente de maior valor, em que a vítima usa as mesmas credenciais de acesso.

Para se proteger, a ESET recomenda criar senhas únicas e fortes:

  • Use caracteres alfanuméricos;
  • Utilize caracteres especiais;
  • Faça senhas com mais de 10 caracteres;
  • Além disso, configure o Duplo Fator de Autenticação sempre que possível, isso ajudará a impedir que cibercriminosos entrem em sua conta, mesmo sabendo a senha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.