Telefonia e banda larga móvel se mantiveram em funcionamento em Brumadinho (MG)

0

Às 14hs do dia do incidente, uma hora e meia após o rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão em Brumadinho (MG) que soterrou parte da cidade na sexta-feira, 25, tragédia que resultou em centenas de mortos e desaparecidos, o Grupo de Crise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já interagia com as operadoras para avaliação, restabelecimento, reparação ou manutenção das comunicações na região.

Isso garantiu o funcionamento do sinal da telefonia e da comunicação de dados móveis mesmo com interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os primeiros geradores à gasolina chegaram na manhã do dia seguinte à tragédia quando as estações de telecomunicações dispunham ainda de carga para a manutenção das operações.

Outras medidas adotadas na tragédia de Brumadinho foram o reforço da cobertura da telefonia móvel na região, o aumento da capacidade das antenas instaladas e o envio de novas estações itinerantes. Foi também estabelecida uma estação móvel de 4G na banda 28 (700 MHz) para atendimento emergencial de comunicação.

Uma medida efetiva foi a possibilidade dos usuários terem roaming disponível para fazerem ligações de qualquer antena, independente da prestadora. As operadoras distribuíram chips à população atingida e aos membros da defesa civil e da missão de ajuda humanitária israelense. Para maior eficiência no resgate das vítimas, após autorização judicial, foi possível identificar a localização dos aparelhos móveis da população local.

O Grupo de Crise da Anatel para a tragédia de Brumadinho – que conta com representantes das prestadoras Algar, Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo, além do apoio do sindicato das empresas de telecomunicações (SindTelebrasil) – continua em operação e encaminha boletins diários ao Gabinete de Crise da Presidência da República. As equipes das operadoras de telecomunicações foram deslocadas para a região logo após o desabamento da barragem e o escritório da Anatel no estado de Minas Gerais está em prontidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.