IA e realidade virtual impactam no consumo de programas esportivos, revela estudo

0

Tecnologia emergentes, como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, já impactam o comportamento de torcedores e fãs das diferentes modalidades de esportes. Elaborado pelo Capgemini Research Institute, o relatório "Emerging Technologies in Sports: Reimagining the Fan Experience" (em tradução livre, "Tecnologias Emergentes no Esporte: Reimaginando a Experiência dos Fãs") revela que, para 69% dos fãs, o uso de tecnologias emergentes, aprimorou sua experiência geral de visualização dentro e fora dos estádios. Uma experiência positiva de como as tecnologias também incrementam o engajamento geral dos fãs.

Dos entrevistados que gostaram de suas experiências tecnológicas, 56% disseram que iriam a mais jogos físicos no estádio de seu time como resultado e 60% disseram que veriam mais jogos online. Quase metade dos fãs (49%) aumentou seus gastos com mercadorias da equipe após uma boa experiência e 42% fizeram esse gasto subir algumas vezes, enquanto 92% disseram que aumentaram seus gastos em assinaturas online para assistir as partidas — com frequência ou poucas vezes. O relatório também mostra que os fãs que experimentaram tecnologias emergentes durante uma recente visita a um estádio estão mais satisfeitos com sua experiência geral, destacando uma diferença de 25 pontos no NPS® (1) (Net Promoter Score) entre os fãs que experimentaram tecnologias emergentes e aqueles que não as têm.

Os fãs de países asiáticos — incluindo Índia, Hong Kong e Cingapura — lideram a adoção e aceitação de tecnologias emergentes no esporte. Quase três quartos dos fãs asiáticos (74%) experimentaram o uso de tecnologias emergentes no estádio, com a Índia liderando com 88%. No entanto, isso cai para 56% nos Estados Unidos, 50% na Alemanha e abaixo dos 50% no Canadá, França, Reino Unido e Austrália. Além disso, 71% dos torcedores asiáticos disseram que estariam dispostos a pagar mais se as novas tecnologias melhorassem sua experiência no estádio, em comparação com 40% dos torcedores norte-americanos, 34% dos torcedores europeus e 33% dos torcedores australianos.

As tecnologias emergentes também podem converter e atualizar mais fãs para se tornarem fãs ávidos (2), que geram mais negócios e propaganda positiva por ter uma boa experiência esportiva habilitada pela tecnologia. Por exemplo, 73% dos fãs ávidos assistem a mais partidas após uma boa experiência tecnológica, em comparação com 50% do restante, e quase três quartos dos fãs ávidos assistem a uma partida no estádio quando seu time favorito está jogando.

Os atletas estão usando cada vez mais uma variedade de tecnologias emergentes para atividades, incluindo treinamento, prevenção de lesões e tracking de desempenho. Por exemplo, a Zone7, uma empresa que utiliza dados e análises para identificar e evitar possíveis lesões com risco de carreira para atletas, alcançou 95% de precisão na previsão de lesões e conseguiu reduzir em 75% as lesões em potencial.

De acordo com o relatório, as organizações esportivas de todo o mundo agora têm uma grande oportunidade de explorar as expectativas dos consumidores em evolução e tornar o envolvimento dos fãs muito mais personalizado. De acordo com o novo relatório, as organizações podem se concentrar nas seguintes áreas para adotar e otimizar tecnologias emergentes no esporte:

• Tranquilize os fãs quanto ao uso de dados pessoais, buscando consentimento sempre que possível no uso de dados, sendo transparente sobre o uso e a proteção dos dados do consumidor e demonstrando o valor que os consumidores têm a ganhar com essa troca de dados;

• Identifique as necessidades do usuário antes de investir e implantação de tecnologias emergentes;

• Converta mais fãs como "fãs ávidos", definindo uma experiência de fã digital e oferecendo experiências "hiperpersonalizadas",

• Construa práticas, capacidades e transforme a cultura organizacional investindo em uma cultura digital, habilidades e compartilhamento cruzado de informações entre organizações esportivas para gerar maior inovação.

Metodologia do relatório

O Instituto de Pesquisa Capgemini entrevistou 10.363 fãs de esportes em 9 países sobre o impacto das tecnologias digitais nos fãs e o futuro do esporte. O Instituto também conduziu entrevistas detalhadas com mais de 20 especialistas do setor, atletas esportivos e executivos de startups para entender como as tecnologias digitais podem melhorar o desempenho dos atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.