3 principais apostas em tecnologia na América Latina

0

2020 foi um ano único. Se por um lado os acontecimentos sem precedentes nos fizeram adaptar radicalmente nossas vidas pessoais e profissionais para uma nova realidade, por outro lado os impactos econômicos e sociais da pandemia também acabaram acelerando os projetos de reinvenção digital das empresas. Para citar um exemplo, de acordo com o IDC, somente na América Latina, a infraestrutura de Cloud crescerá 26,7% até 2021.

Essa aceleração resultou em 3 tendências de mercado que são nosso maior foco para a estratégia de 2021 na IBM:

  1. A nuvem híbrida aberta será o epicentro da evolução da TI empresarial

No cenário atual de incertezas e rápidas mudanças no mercado, as empresas estão buscando soluções que façam seus negócios serem mais inteligentes e responsivos. No entanto, ainda que várias companhias já tenham digitalizado aspectos isolados de suas operações, muitas ainda não integraram diferentes segmentos da organização de maneira que as permita ser mais resilientes e flexíveis. Um dos principais desafios para que isso seja feito é a incapacidade de seus sistemas de se comunicarem entre si. Isso acontece porque a medida que as empresas começaram a mover cargas de trabalho à nuvem, acabaram criando ambientes múltiplos de nuvens fragmentados e proprietários.

Segundo a IDC, a pandemia acelerou a jornada das empresas para a nuvem, e a nuvem híbrida se tornou a tendência mais importante na América Latina, especialmente em cargas de trabalho críticas. Isso porque uma plataforma de nuvem híbrida aberta é hoje o principal aliado e facilitador para ajudar as empresas nesse processo de integração e reinvenção digital. A nuvem híbrida aberta redefinirá a forma como as empresas operam e entregam valor. E dará flexibilidade para que possam equilibrar a necessidade de manter algumas cargas de trabalho on-premise ou em uma nuvem privada, ao mesmo tempo em que aproveitam a velocidade e a flexibilidade da nuvem pública.

  1. A inteligência artificial, analítica avançada e a hiper automação com workflows inteligentes alimentarão o trabalho e a inovação em todos os setores

Automação e IA estão hoje no topo da lista de prioridades dos líderes de negócios. Especialmente diante dos desafios apresentados pela pandemia, automatizar os fluxos de trabalho e aplicar inteligência nos processos de TI e de negócios se tornou urgente para as empresas conseguirem se manter competitivas. De acordo com a IDC, até 2023, um ecossistema de nuvem que estende o controle de recursos e análises em tempo real será a plataforma fundamental para todas as iniciativas de automação de negócios e TI.

A combinação de automação e IA tornará todos os trabalhos que têm alta dependência de informação mais produtivos, e os workflows mais inteligentes, contribuindo para melhorar o desempenho dos profissionais e a performance dos negócios. Para que a empresa possa tirar todo proveito dessa infraestrutura moderna, é essencial preparar sua arquitetura de informação, aplicando analítica avançada de acordo com o nível de maturidade de cada negócio, para que seus dados possam ser utilizados da melhor forma, no contexto atual do mundo dos negócios, com ambientes multicloud e inteligência artificial. Sairão na frente as companhias que escalarem o valor de seus dados com a IA para se tornarem o que chamamos de empresas cognitivas, que são aquelas que aplicam inteligência, automação, segurança e capacidade de predição em seus negócios para ganhar produtividade e melhorar a experiência de seus clientes.

  1. O ecossistema de Parceiros e o negócio de plataforma serão peças cada vez mais importantes no caminho das empresas à transformação digital de todas as indústrias

Nós sabemos que a IA empresarial e a nuvem híbrida aberta são tão boas quanto o ecossistema que as suporta, porque nenhum fornecedor é capaz de prover sozinho tudo o que os clientes precisam, em todos os setores e em todos os países do mundo. Além disso, os clientes se beneficiam muito mais quando contam com o suporte de todo um ecossistema construindo em cima das melhores plataformas para oferecer os melhores produtos e serviços.

A IDC prevê que até 2024, 80% das empresas revisarão as relações com os fornecedores, provedores e parceiros para poderem executar suas estratégias digitais da melhor forma. O Ecossistema será crítico para gerar a interoperabilidade, que é o principal benefício das plataformas, e para entregar todo o valor da estratégia de nuvem híbrida e IA. É por isso que as empresas precisam fortalecer sua capacidade coletiva, expandindo sua capacidade de colaboração e co-criação em uma abordagem de indústria ampla para fornecer o valor correto para os clientes finais.

As empresas de tecnologia devem acompanhar os clientes de todos os setores nesse processo de transição. O alcance do seu sucesso dependerá do quanto elas consigam se comprometer em maximizar o valor da nuvem híbrida aberta; acelerar a adoção de IA; e confiar no ecossistema como um parceiro vencedor para liderar a era da reinvenção digital.

Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.