A Toshiba Medical do Brasil (TMB) vai inaugurar na próxima, quinta-feira,13, em Campinas (SP), sua primeira fábrica no País, para a produção de equipamentos de diagnóstico por imagem e softwares complementares.
Os planos de investimentos superam R$ 60 milhões nos próximos cinco anos e incluem não só a progressiva localização dos componentes dos aparelhos fabricados no país, como também o desenvolvimento da cadeia de suprimentos de alta tecnologia e um programa de pesquisa e desenvolvimento junto a instituições brasileiras, tanto na área médica quanto na eletrônica.
O Processo Produtivo Básico (PPB) prevê a ampliação gradativa do nível de nacionalização dos equipamentos da Toshiba Medical fabricados em Campinas. Segundo os executivos da companhia, os aparelhos fabricados no Brasil terão a mesma tecnologia e qualidade dos produzidos no Japão. A Toshiba Medical mira, além do mercado brasileiro, outros países latino-americanos, principalmente do Mercosul.
A planta da Toshiba Medical do Brasil tem 2.500 metros quadrados e está localizada no condomínio industrial Techno Park, na rodovia Anhanguera, km 104, em Campinas. Segundo a companhia, o número de empregados dependerá do ritmo de vendas internas e externas dos equipamentos produzidos na fábrica.
Será a primeira indústria de ultrassom instalada no estado de São Paulo. Em função disso, a TMB tem mantido contatos com os governos paulista e federal, a fim de acelerar os planos de investimento, inclusive com apoio do BNDES.