Braspress investe em tecnologia de monitoramento em tempo real

0
44

A Braspress investiu no monitoramento em tempo real da produção das esteiras e impressoras de suas filiais no Brasil, buscando agilidade na tomada de decisão, controle e ganho de eficiência em toda a operação. Para este projeto, contou com a solução Monitor de Processos e consultoria da Pruvo,  empresa especialista em ALM (Aplication Lifecycle Management).

"Anteriormente tínhamos importantes informações represadas. Hoje conseguimos visualizá-las em tempo real e controlar remotamente cada uma das esteiras e seus principais itens de funcionamento na produção, devidamente sinalizadas, parametrizadas e controladas em suas atividades. Interagir com as filiais em tempo real permitiu-nos, além de seus efetivos controles, maior e mais assertivo poder de decisão, mitigando os principais riscos inerentes aos processos, incluindo possíveis paralizações ou atrasos operacionais, que resultam diretamente na qualidade da produção e dos serviços comercializados", conta Luiz Carlos Lopes, diretor de operações da Braspress.

Alguns números dimensionam o tamanho e a importância projeto implantado pela empresa.  Segundo o executivo da transportadora, são 95 filiais próprias existentes, 86 delas dotadas com esteiras de aferição (peso, dimensionamento e rastreabilidade) e responsáveis por mais de 13% da receita faturada, cerca de 500 impressoras espalhadas pelo Brasil, dois sorters (esteiras com sistema automatizado de movimentação e classificação das encomendas) em São Paulo e Rio de Janeiro e dois compact sorters em Bauru (SP) e Porto Alegre (RS), que somadas produzem em média 850 mil serviços de entregas por mês. Tudo controlado em tempo real.

Lopes lembra que a ideia inicial previa apenas o monitoramento de algumas máquinas e esteiras novas instaladas. O projeto cresceu à medida que o Monitor de Processos da Pruvo mostrou ser uma ferramenta flexível, de fácil integração e capaz de se adaptar às necessidades da companhia. Aos poucos, foi ganhando contornos, somando-se às estratégias de controles operacionais e de seu desempenho.

A escolha da ferramenta foi viabilizada também pelo fato de se conectar diretamente com o banco de dados da Braspress, sem a necessidade de reproduzir arquivos que poderiam redundar em novos processamentos, exigir maior capacidade de armazenamento ou até duplicação de máquina.

Além disso, por ser uma aplicação web e de fácil acessibilidade, ganhou vantagem frente à concorrência. "O software é muito mais amigável do que os processos convencionais, permitindo total visibilidade e com formato de simples entendimento, sobretudo quando se tem muitos equipamentos e 86 pontos espalhados em todo Brasil, no controle das operações. Aqui da minha sala, além de comandar as operações, o painel me auxilia no controle e na interação com todos os atores que produzem o nosso negócio, em tempo real e com muita precisão", diz o diretor de operações.

A expectativa é que o modelo de monitoramento escale de acordo com as demandas que a transportadora enxerga como necessárias e de oportunidades. Em termos de controle, as possibilidades são infinitas, especialmente levando em conta o tamanho da operação: são 8.100 colaboradores diretos e indiretos, 95 filiais, 1.850 caminhões próprios e uma expectativa de faturamento de R$ 850 milhões para 2015.

Deixe seu comentário