Uber: nova ferramenta limita jornada de trabalho de motoristas

0
0

A Uber lançou esta semana um recurso para limitar o tempo online dirigido no aplicativo pelos motoristas parceiros no Brasil. Essa é a primeira de uma série de ações que serão realizadas pela empresa em preparação para o Maio Amarelo, campanha que busca a sensibilização em relação à segurança no trânsito.

A nova ferramenta vai fornecer notificações ao motorista quando ele se aproximar do limite de 12 horas online conduzindo o veículo em um único dia. Atingido esse limite, ele será automaticamente desconectado e não poderá utilizar o aplicativo pelas seis horas seguintes. Passado esse período, o motorista pode ficar online novamente para receber solicitações de viagem. A ferramenta mostra o tempo online e rodando, facilitando que o motorista tenha visibilidade do período de tempo que está dirigindo usando a plataforma da Uber.

Desenvolvido em parceria com organizações globais de segurança no trânsito, o novo recurso já vem sendo implementado pela Uber ao redor do mundo.

Para o engenheiro e especialista em segurança no trânsito Horácio Augusto Figueira, a medida é muito positiva. "O cuidado com o período de direção do motorista é uma medida que já está em voga em outros segmentos, como o transporte de cargas e o transporte rodoviário de passageiros, por exemplo", lembra. "Isso é uma questão tanto de segurança no trânsito como de saúde pública", diz Figueira.

Ainda como parte das iniciativas para ajudar a construir um trânsito mais seguro, a empresa lançou, no final do ano passado, um recurso que orienta quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro. Se usuário e motorista estiverem em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo envia uma notificação no final do percurso, orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro.

Além disso, em parceria com o Instituto Ver & Viver, a Uber iniciou o projeto "Como você vê o mundo" para a realização de exames de visão em motoristas parceiros interessados e descontos para aquisição de óculos fornecidos pelo Instituto.

Deixe seu comentário