Publicidade
Início Gestão Cloud Fundação de Rotarianos de São Paulo migra para computação em nuvem

Fundação de Rotarianos de São Paulo migra para computação em nuvem

0
Publicidade

Com mais de 70 anos dedicados à educação, a Fundação de Rotarianos de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos, que mantém o Colégio Rio Branco, as Faculdades Integradas Rio Branco – Granja Vianna, o Ensino à Distância Rio Branco, o Centro Profissionalizante Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo é parceira da Finlândia, referência em Educação, há mais de uma década, mantendo um estreito relacionamento com seus órgãos oficiais, como o Ministério da Educação, o Consulado e a Embaixada da Finlândia no Brasil, além de instituições de educação.

Por consequência dos negócios abraçados pela Fundação de Rotarianos de São Paulo e por se tratar de uma organização que busca a modernidade pedagógica, sua liderança percebeu que, futuramente, os data centers locais poderiam trazer algumas limitações. Foi, então, que a instituição iniciou a migração de seus dados para um sistema de computação em nuvem. Contudo, para realizar este processo, de forma segura e tranquila, Gustavo Meyer, assessor de tecnologia da Fundação e responsável pela tecnologia educacional e gestão de energia da Instituição, comenta que eles já tinham em mente que precisariam de um parceiro com expertise para auxiliá-los nesta jornada e, assim, buscaram a consultoria da Dedalus.

No primeiro momento, a Dedalus realizou um diagnóstico amplo para mapear as necessidades da Fundação de Rotarianos de São Paulo, considerando a estrutura que a instituição já possuía e seu foco de atuação. Dessa forma, por recomendação da Dedalus, a instituição passou a utilizar as soluções do Microsoft Azure, junto com o nível de serviços da Dedalus. O processo de migração durou dois meses e, segundo Gustavo, foi um trabalho intenso, mas tranquilo, em virtude de todo o apoio e consultoria recebida.

“A atuação da Dedalus nos surpreendeu, pelo profissionalismo e prontidão dos funcionários envolvidos, tanto no processo de coordenação, quanto no próprio atendimento dos analistas, que são muito solícitos. O serviço foi feito em sintonia com o cliente e isso é muito importante. Além disso, nossas necessidades foram atendidas no tempo em que precisávamos”, comenta o assessor. “Não foram raras as vezes que os analistas telefonaram para perguntar se podiam dar andamento em procedimentos, sempre com a intenção de causar o mínimo transtorno ao cliente. A proatividade da Dedalus é um diferencial e algo muito difícil de se ver em outras empresas. Há muito profissionalismo envolvido”, complementa.

Com a implantação concluída, a Fundação de Rotarianos de São Paulo manteve, apenas, uma pequena estrutura local, com desktops, servidor de autenticação e gerenciamento de catracas. Já para o ambiente de nuvem migrou toda a estrutura principal de TI, com servidores de aplicação, banco de dados e sistemas de RH e ERP.

A migração ocorreu enquanto a quarentena já havia sido determinada, fato que fez com que a parceria da Dedalus e a flexibilidade oferecida pela nuvem fossem essenciais no trabalho da Fundação e nas mudanças geradas pela necessidade de aulas remotas, principalmente no processo de adaptação dos professores. A organização já fazia uso de ferramentas de educação on-line, o que tornou mais fácil todo o processo de adaptação. De qualquer forma, a nuvem teve um papel muito importante ao viabilizar que toda a equipe de TI, trabalhando de forma remota, tivesse acesso imediato aos servidores e túnel VPN, possibilitando, assim, o desenvolvimento de aplicações, entre outros processos, com a agilidade e flexibilidade da plataforma de nuvem e todo o trabalho da Dedalus.

“Além disso, conseguimos preservar a nossa equipe de TI, evitando ao máximo o trabalho presencial. Tivemos o apoio da gestão técnica da Dedalus e nos sentimos muito bem amparados. Sem o sistema de nuvem e a parceria, o momento de transição para as aulas remotas teria sido muito mais difícil e demorado”, relata Meyer.

Ganhos percebidos

Para a Fundação de Rotarianos de São Paulo, a experiência da migração foi boa e não gerou nenhum impacto negativo ao negócio. Pelo contrário, melhorias foram identificadas, como um menor downtime, por conta do suporte fornecido pela Dedalus, e flexibilidade de adaptação. “Tínhamos grande preocupação com possíveis problemas de compatibilidade, seus consequentes atrasos e escalada de custos na implantação. Graças ao suporte da Dedalus a implantação correu sem maiores transtornos e dentro do prazo que estabelecemos.”, relata Gustavo. O assessor destaca, ainda, que a instituição obteve benefícios paralelos à migração como, por exemplo, os sistemas operacionais e de banco de dados que foram atualizados para poderem migrar para o Microsoft Azure.

Com relação à custos, não houve a temida explosão de gastos e, desde o início, a Fundação acompanha e monitora as planilhas de consumo fornecidas pela Dedalus, que oferecem uma visão completa dos recursos que estão sendo utilizados. “Tudo ocorreu dentro do esperado e não houve surpresas. Tivemos, também, a vantagem de não termos mais gastos com energia elétrica, data centers, ar condicionado, atualização de equipamentos e licenças, entre outros” conta Gustavo.

Após a pandemia, a Fundação quer entender, novamente, se a estrutura atual continuará adequada ou se haverá a necessidade de trabalhar com mudanças, contando sempre com o apoio consultivo da Dedalus. “Ainda não aproveitamos tudo o que a Dedalus tem para oferecer. Pretendemos seguir ajustando nossa estrutura para otimizar, ainda mais, o uso da nuvem, em termos de serviços e de aprimoramento de banco de dados, e, também, utilizar o recurso de inteligência artificial”, finaliza o executivo.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile