Publicidade
Início Segurança Cases Cresce o número de sites falsos relacionados a vacinas contra a COVID-19

Cresce o número de sites falsos relacionados a vacinas contra a COVID-19

0
Vacina, vacinação,seringa, covid 19
Publicidade

A Check Point Research (CPR)alerta para o aumento do número de sites fraudulentos relacionados com as vacinas contra a COVID-19. Nos últimos oito meses, a quantidade de domínios registrados referentes a esta temática cresceu 300%, com o aumento de 29% do número de sites considerados perigosos pelos pesquisadores da CPR. A Check Point comenta sobre um caso recente no qual um ciberatacante falsificou o site do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos para obter credenciais Microsoft.

A distribuição de vacinas contra a COVID-19 avança aceleradamente no mundo. Estima-se que já tenham sido administradas cerca de 250 milhões de doses a nível global e o número cresce diariamente. É importante relembrar, contudo, que a porcentagem da população que se encontra totalmente imunizada contra a doença é ainda inferior a 1%. Bilhões de pessoas continuam aguardando pela sua vez e, enquanto isso, os cibercriminosos se aproveitam das buscas por informações que essas pessoas fazem na Internet para explorá-las por meio de golpes e ciberataques.

Os pesquisadores da Check Point confirmam o aumento significativo do número de domínios registrados incluindo a palavra “vacinas”. Do início de novembro de 2020 até agora, a equipe da Check Point documentou 7.056 novos domínios relacionados com o tema da vacinação, dos quais 294 foram considerados potencialmente perigosos e de alto risco. Ao comparar com o período de julho a outubro do ano passado, os pesquisadores concluíram que, entre os dois intervalos de tempo, o número de domínios relacionados com a vacina cresceu 300%, com um aumento de 29% dos domínios considerados perigosos.

Caso real: Falsificação do site do CDC dos Estados Unidos

A Check Point Research divulgou recentemente um caso real de um site malicioso que falsificava o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos. Embora o domínio principal (infection-alerts.com) tenha sido criado em abril de 2020, os pesquisadores acreditam que os seus subdomínios são recentes. A navegação neste site falso foi detectada pela primeira vez no final de janeiro de 2021 e, algumas semanas antes, havia outro subdomínio semelhante, agora inativo, usado por hackers: covid19 \.vaccine\.infection-alerts\.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile