e-Commerce investe em interação e conexão emocional com o consumidor

0

O ano de 2020 foi marcado pelo boom das compras online. Com lojas fechadas por causa da pandemia, o comércio eletrônico brasileiro movimentou, só no primeiro semestre, R$ 38 bilhões e aumentou o faturamento em 47% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com levantamento da Ebit/Nielsen. Agora, as marcas buscam formas de despertar gatilhos emocionais para melhorar a experiência de compra e se diferenciar no ambiente online.

A movimentação do consumidor no comércio virtual vem evoluindo. Mais de 11 milhões de usuários, entre abril e setembro do ano passado, trocaram uma ida ao shopping pela primeira compra no ambiente online, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com a digitalização dos serviços, o usuário se depara com uma concorrência acirrada e muitas ofertas, mas ainda mantém uma postura racional, e o preço vira fator determinante para colocar um produto no carrinho de compras.

Reconstruir esse processo engessado é a saída para simular maior interação com o mundo físico e tornar a jornada de compra do cliente mais emocional. Integrar ao mundo virtual parte da vivência do mundo real é a tendência para potencializar as vendas e aprimorar a experiência dos clientes. No lugar de sites estáticos, com informações sobre os produtos e opções de cores acompanhadas do preço, o usuário se depara com um novo nível de navegação, graças à junção de tecnologias, como a realidade estendida (combinação entre a realidade virtual e a realidade aumentada).

A MondoDX, startup de inovação tecnológica, por exemplo, desenvolveu uma plataforma inédita no país, capaz de reformular por completo a jornada de compra do cliente no mercado on-line. Batizada de Vyrch, a plataforma usa tecnologias imersivas como estratégia de diferenciação das lojas para colocar o usuário no centro da experimentação.

A ferramenta une uma base digital tecnológica a conceitos em design de varejo e inteligência de consumo. A combinação desses conhecimentos cria uma experiência imersiva capaz de levar o consumidor a um novo universo das compras online.

Todo o ambiente de uma loja física é construído para proporcionar uma navegação 360º, sem limitar o cliente em suas ações, proporcionando o mesmo sentimento de satisfação de uma compra presencial. Na tela do computador ou em um celular, o consumidor pode ter a experiência real de interagir com cada produto digitalizado em 3D, retirá-lo da prateleira, analisar todos os detalhes e até prová-lo, sendo possível combinar a sua imagem a do produto, simulando a experiência de experimentar a mercadoria no provador da loja.

O e-commerce continuará aquecido este ano e a inovação no setor é um caminho sem volta. Ao combinar diferentes tecnologias de realidade virtual e aumentada, por exemplo, o usuário pode entrar em uma loja virtual, observar em 3D a mercadoria que deseja, e experimentá-la antes de tomar a decisão de compra. Tudo isso no conforto de casa, mas sem perder o realismo da experiência em uma loja física. Decisões racionais podem virar emocionais ao engajar o consumidor e proporcionar algo novo a ele. Nossa proposta é reformular o conceito de e-commerce ao qual estamos acostumados – diz Danilo Castro, CEO da MondoDX.

A interação e os gatilhos emocionais proporcionados pela união dessas tecnologias, com toda a ambientação e a praticidade de uma loja física, garantem prazer aos clientes e estimulam compras inesperadas, por impulso. Uma pesquisa online realizada pela empresa Accenture, com 3.087 consumidores de 12 países da América do Norte, Europa e região da Ásia-Pacífico, revelou que as tecnologias imersivas fazem os clientes se sentirem mais conectados aos produtos. Dessa forma, 52% dos entrevistados mostram mais confiança em adquirir produtos online sem visitar lojas físicas.

Castro também chama a atenção para outro ponto. Ele lembra que o fato de experimentar antes de comprar minimiza riscos de devolução ou troca das mercadorias, processo que gera custo para as empresas e insatisfação para os consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.