Minsait utiliza visão artificial e machine learning para reduzir deslocamentos improcedentes na distribuição de energia

0

Visando gerar economia e reduzir deslocamentos improcedentes e desnecessários, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu em conjunto com a SP Energy Networks (SPEN), filial da Iberdrola no Reino Unido, o iDentify, solução que vai ajudar distribuidoras de energia elétrica a terem mais controle sobre o estado dos ativos de rede nas proximidades de seus clientes. Baseada em visão artificial, aplicando algoritmos de machine learning sobre a câmera dos clientes, a ferramenta pode impactar positivamente as operadoras brasileiras, gerando uma diminuição de cerca de 15% nos custos com deslocamentos e otimizar o tempo de atendimento aos clientes, segundo levantamentos da Minsait.

O aplicativo facilita a identificação de elementos na rede, capturando imagens por meio das câmeras de celular e processando-as por visão artificial. Diante disso, a concessionária recebe informações que permitem avaliar a gravidade do incidente é se é de sua responsabilidade ou de terceiros. Além de reduzir os custos de viagens, a identificação remota de dispositivos ajudará as distribuidoras a coletar informações sobre a localização e o estado de seus ativos de rede, auxiliando na inspeção de falhas.

Além disso, a análise do estado de equipamentos como fusíveis, painéis elétricos, disjuntores, postos de recarga de veículos elétricos, entre outros, auxiliará na detecção de áreas de alta demanda de energia e saber com antecedência o impacto no desempenho da rede para definir as ações necessárias que lhe permitam manter a estabilidade e evitar sobrecargas. Outro benefício importante é a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera associado à redução na inspeção visual convencional por equipes de campo.

Já em utilização na SP Energy Works, o iDentify espera reduzir até 10.000 dos 80.000 deslocamentos anuais que a companhia realiza. "Esse projeto mostra como a adoção de tecnologias digitais no setor podem trazer ganhos expressivos tanto para distribuidora, quanto para o cliente. Por um lado a redução de deslocamentos resulta em uma importante economia em OPEX, por outro lado também contribui para um melhor e mais ágil atendimento ao cliente, sem contar na possível antecipação de falhas que podem ter impacto positivo nos indicadores de qualidade  DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor ) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor)", explica Rubens Del Monte, diretor de Energia e Utilities da Minsait no Brasil.

A solução, que também poderá ser utilizada pelo cliente final – que terá acesso por meio de uma URL que é enviada por SMS -, estará disponível também para as equipes de campo da distribuidora, que terão uma ferramenta eficaz para os ajudar a identificar bens e receber instruções para resolver as operações de manutenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.