5G e WI-FI 6: uma nova era da internet

0

Com a implementação do 5G e o WI-FI 6, ambas as atualizações de rede sem fio irão trazer melhorias na conexão. O aumento do tráfego e a demanda por melhor desempenho, nos levaram a evoluir e encontrar maneiras melhores e mais eficientes de se conectar. Com essas tecnologias, poderemos navegar ainda mais rápido na internet.

Está previsto a implantação do 5G no Brasil para julho de 2022, sendo que a tecnologia deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal, o que não significa que essas cidades oferecerão a frequência em todos os lugares. De imediato, as pessoas que se conectarem nos locais onde houver 5G irão experimentar uma velocidade maior para baixar e enviar arquivos pelo celular e maior resolução de vídeo,  quando usado os equipamentos compatíveis.

De acordo com um estudo da consultoria Juniper Research, a receita criada por serviços de conexão 5G chegará a US$600 bilhões em 2026. Valor que poderá representar 77% da receita global das operadoras de telecomunicações.

As duas tecnologias estão em estágios diferentes, pois a instalação 5G depende da operadora de telefonia, enquanto o do Wi-Fi 6 depende do estabelecimento e tem a flexibilidade de trabalhar com dispositivos de diferentes demandas. Laptops e celulares têm suas conexões melhor gerenciadas, inclusive aumentando a eficiência das baterias.

Para entender como funciona o Wi-Fi 6, pense neste exemplo: Imagine-se em uma mesa, que tem um número fixo de lugares, mas muitas pessoas querendo conversar com este grupo. Com esta tecnologia, seria possível dar mais celeridade à comunicação, pois quando uma pessoa que está sentada não tem nada para dizer, este lugar é trocado por alguém da fila de espera e com isso é possível estabelecer uma conexão com vários dispositivos ao mesmo tempo.

Apesar do usuário comum ganhar mais velocidade com o 5G, por este trazer uma alta conectividade, esta tecnologia não é indispensável, visto que isso também pode ser obtido com o Wi-Fi 6, que por sua vez, é o grande propulsor do IoT, por conseguir estabelecer uma conexão com vários aparelhos mais rapidamente. Além disso, trata-se de um recurso que já está disponível em diversos celulares e routers há alguns anos, e mesmo com equipamentos retrocompatíveis há benefícios, pois para o Wi-Fi 6 expandir, precisaria apenas substituir os equipamentos.

É evidente que tanto o 5G quanto o WI-FI 6 são tecnologias complementares e que devem coexistir. Mas é importante destacar que embora sejam parecidas, existem diferenças entre elas, que estão basicamente em quais aplicações e casos de uso em que oferecem o devido suporte e em quais ambientes poderão entregar os serviços que são exigidos. Espaços corporativos de pequeno e médio porte ou até mesmo residencial poderão experimentar as melhorias do WI-FI.

Dizem que o 5G é o futuro e de fato, sua chegada irá cimentar o desenvolvimento da inovação. Entretanto, no atual cenário, o que há é uma forte propaganda financiada pelas redes de telefonia, que veem a oportunidade perfeita para lucrarem com planos mais abrangentes e caros.  O Wi-Fi 6 não desperta tanta emoção e por isso não é amplamente divulgado, pois cada vez que é acionado pelo usuário, não está consumindo dados e  logo não está pagando mais caro na mensalidade de telefonia.

Por fim, ambas as tecnologias trarão grandes avanços que serão traduzidas em novas formas de interação e novas funções de aplicativos e serviços, mas engana-se quem condiciona uma maior velocidade somente ao 5G. A promessa de uma conexão mais rápida já chegou. Resta saber onde essas tecnologias vão nos levar e que novos casos de uso serão possíveis com esse aumento espantoso de velocidade e diminuição de latência.

Bernardo Machado, head de inovação da Mambo WiFi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.