Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Ricoh digitaliza processos de suporte técnico

Ricoh digitaliza processos de suporte técnico

0
Publicidade

A Ricoh implementou o software de conectividade remota TeamViewer e a solução TeamViewer de assistência remota baseada em Realidade Aumentada (RA) para digitalizar processos de suporte técnico ao cliente, além de treinamento e integração de funcionários no Japão.

Há três anos, a Ricoh vem registrando cada vez mais casos de uso com as tecnologias TeamViewer e está constantemente explorando formas adicionais de digitalizar e simplificar processos ao longo de sua cadeia de valor.

Suporte técnico ao cliente: redução de duas horas no tempo médio de resposta por pedido de atendimento

A Ricoh Japão está utilizando a solução de conectividade remota TeamViewer para se conectar remotamente aos computadores dos clientes com segurança e rapidez. Com a tecnologia, a equipe de suporte de produtos ajuda os consumidores a configurar a conexão entre PCs e impressoras ou dispositivos multifuncionais — procedimentos que anteriormente exigiam a visita de um técnico ao local.

Como resultado, o tempo de resposta às solicitações de serviço diminuiu em média duas horas por caso, gerando maior produtividade das equipes e aumento da taxa de satisfação dos clientes.

Como próximo passo, a Ricoh está trabalhando na incorporação do software da TeamViewer diretamente nas impressoras, o que permitirá que tanto os consumidores quanto as equipes de suporte tenham acesso imediato aos dispositivos de impressão. Com a iniciativa, a Ricoh busca fornecer um suporte remoto ainda mais avançado aos usuários.

Realidade Aumentada garante transferência de conhecimento no dia a dia laboral
A tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer é particularmente indispensável para problemas que não podem ser resolvidos remotamente e necessitam da visita de um técnico.

Ao trabalhar localmente em um dispositivo do cliente, como uma impressora ou copiadora Ricoh, por exemplo, os engenheiros juniores podem utilizar a solução TeamViewer Assist AR por meio de smartphones ou smart glasses e resolver o problema com a ajuda de um engenheiro sênior da Ricoh conectado remotamente.

O funcionário sênior pode compartilhar telas e melhorar o campo de visão do engenheiro júnior com instruções ou marcadores virtuais, garantindo um alto nível de satisfação do cliente mesmo com menos engenheiros seniores em campo. Ao mesmo tempo, a tecnologia TeamViewer de Realidade Aumentada garante a transferência ininterrupta de conhecimento entre todas as equipes.

Treinamento remoto: menos custos com viagens e mais frequência de funcionários

A Ricoh Japão sempre ofereceu amplos programas de treinamento para seus funcionários e técnicos especialistas em impressoras, que costumavam se reunir em Tóquio ou Osaka, no Japão. No entanto, devido à pandemia, a empresa foi obrigada a mudar o seu processo de treinamento, passando do presencial para o remoto com a solução de conectividade remota da TeamViewer. Graças à mudança, os participantes passaram a acessar e operar remotamente os PCs de treinamento e participar das sessões a partir de suas casas.

Com os benefícios da conectividade remota, a Ricoh Japão conseguiu alcançar o mesmo efeito de treinamento registrado nos cursos anteriormente in loco, elevando a taxa de participação nas sessões devido à facilidade de acesso e reduzindo os custos de viagem em mais de 6 milhões de ienes (cerca de 46 mil euros), o que gira em torno de R$ 265.963,00 em um ano.

Segundo Fumiharu Suzuno, da Divisão S&S, Centro Técnico, Departamento de Suporte Técnico de Software e Grupo de Suporte Técnico CS da Ricoh Japão, a empresa está atualmente em grande processo de transformação digital e em constante busca de novas formas de fortalecer o setor de suporte técnico para que os clientes possam usufruir ao máximo de seus produtos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile