Anunciadas as empresas que terão transferência de tecnologias

0

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o presidente do CPqD, Hélio Graciosa divulgaram nesta quarta-feira (4/4) a lista de empresas selecionadas para o processo de transferência de tecnologias desenvolvidas no âmbito do Projeto GIGA, projeto de convergência tecnológica de redes IP e redes ópticas de alta velocidade.

As empresas escolhidas são a Padtec, Asga, Digitel, Optolink, Plêiades e Lithustech, que receberão as novas tecnologias para produção de equipamentos como amplificador óptico com AGC híbrido, sistemas DWDM de 16 canais de até 10Gbps, sistemas cross-connect óptico (fase 1: hardware), além de equipamentos complementares como o equalizador dinâmico de potência óptica e o analisador diagrama de olho.

As seis empresas foram avaliadas nos quesitos capacitação técnica, desempenho financeiro e modelo de gestão. Além disso, foram consideradas aquelas que já produziam sistemas ópticos e outras que estão apostando fortemente nesse mercado. Com essas novas tecnologias, os ministérios acreditam que as empresas irão se tornar mais competitivas, já que poderão oferecer equipamentos avançados às operadoras de telecomunicações e que proporcionarão a evolução das redes ópticas no Brasil.

O Projeto GIGA compreende a pesquisa e o desenvolvimento de uma rede de alta capacidade de tráfego, flexibilidade e qualidade de transmissão em tempo real, utilizando-se das redes IP e WDM. Entre os serviços de telecomunicações que podem se beneficiar com as tecnologias estão o de telemedicina, teleducação, entretenimento e estudos de prospecção de petróleo.

Financiado pelo Funtell (Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e apoiado pela Finep, o Projeto GIGA é uma parceria entre o CPqD e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e conta com uma plataforma de teste, a Rede GIGA. Para isso, foram desenvolvidas parcerias com quatro operadoras, que participaram da implantação da rede experimental, além de parcerias tecnológicas com universidades e institutos de pesquisa.

A Rede Experimental GiGA conecta, atualmente, cerca de 20 instituições brasileiras e abrange uma distância de 750 quilômetros. O investimento total no projeto é de R$ 55 mlhões a serem concretizados até o fim deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.