Em negociações com America Móvil e AT&T, Telecom Itália pode demitir presidente

0

Dois depois de confirmar que está negociando, por 4,5 bilhões de euros, a participação da América Móvil ? dona da operadora de telefonia móvel Claro no Brasil e da Telmex, no México ? e da AT&T na Telecom Itália, a Olímpia, proprietária de 18% das ações ordinárias da operadora, iniciou um movimento tirar o presidente do conselho da companhia, segundo reportagem do jornal italiano Corriere Della Sera. O motivo seriam conflitos sobre estratégia.

Em comunicado, a Olimpia, que é controlada pela Pirelli, propôs uma lista de membros do conselho para a Telecom Italia que não inclui o presidente atual, Guido Rossi, apesar de manter o vice-presidente, Carlo Buora, e o presidente-executivo, Riccardo Ruggiero.

Rossi foi nomeado presidente da Telecom Itália pela Pirelli em setembro do ano passado, quando o presidente do conselho da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, foi forçado a renunciar do comando da operadora, após uma disputa com o governo italiano sobre estratégia. Especula-se que Rossi teria se mostrado contrário a aliança da companhia com a espanhola Telefônica, que era parte de um acordo que Provera estava negociando.

Como principal acionista da Telecom Itália, a Olimpia pode indicar quatro quintos dos 19 membros do conselho da empresa. Rossi será demitido a menos que outros acionistas com participações que somem mais de 18% o indiquem em uma lista diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.