O mercado global de serviços de rede de longa distância (WAN) corporativa continua a registrar crescimento forte, principalmente por causa do aumento da presença de empresas multinacionais em vários países. Além disso, a migração rápida dos serviços legados, como os baseados nos padrões ATM (Asynchronous Transfer Mode), Frame Relay e linha privada, também prossegue impulsionada tanto pelo preço como pela funcionalidade dos recursos. As informações são de uma nova pesquisa da consultoria Frost & Sullivan, a qual revela que as receitas desse mercado devem atingir U$ 40 bilhões em 2013 contra os U$ 17,7 bilhões de 2005.
A consultoria observa que muitas corporações estão adotando as redes Multiprotocol Label Switching (MPLS). Com o preço extremamente competitivo, os fornecedores, inclusive as operadoras de rede, operadoras de redes virtuais privadas (VPNs) e os integradores e prestadores de serviços, estão fornecendo soluções de valor agregado para aprimorar as ofertas de serviços de WAN.
Segundo a Frost & Sullivan, as tendências de globalização estão estimulando o crescimento dos serviços corporativo de WAN em todo o mundo à medida em que as organizações multinacionais expandem as operações para outros países, tornando necessária uma maior conectividade de telecomunicações entre os locais.
O estudo revela que as soluções WAN articulam essas empresas em crescimento com conectividade de dados, voz e vídeo, administram suas redes, fornecem aplicativos empresariais e outros serviços. Essa tendência, assim como o desejo de convergir redes de dados, voz e vídeo em uma rede habilitada para MPLS, impulsionará a adoção de MPLS-IP VPN e o serviço de Ethernet baseado em LAN privada virtual (VPLS).
A migração estável dos serviços de legado, como ATM, Frame Relay e linha privada internacional para as novas tecnologias também continuará à medida que as corporações buscarem mais largura de banda, convergência e melhor gerenciamento.
Entretanto, com a intensa competição de preços e um grande número de concorrentes, as questões de lucratividade deverão permanecer como o maior desafio aos participantes do mercado. Embora a consolidação de fornecedores no passado tenha prometido uma estabilidade de preços, hoje em dia isso não está comprovado. Surpreendentemente, ainda há muito poucos fornecedores oferecendo os mesmos serviços comoditizados.
Segundo a análise, o mercado de WAN corporativo mundial é muito competitivo em termos de preço, gama de serviços oferecidos e número de fornecedores oferecendo soluções similares. Assim, o valor permanece baixo, com alguns indícios de estabilidade, mas o preço médio não melhorou conforme o esperado, após as aquisições que ocorreram nesse setor.
Levando em conta a comoditização destas soluções e as grandes pressões de preço e pequena diferenciação, os fornecedores precisam contar com outros serviços de valor agregado. Por isso, os fornecedores estão cada vez mais diferenciando suas ofertas com base nesses serviços e no gerenciamento e manutenção para conquistarem novos clientes e manterem os existentes, conclui o estudo.