Sucesso de startup de tecnologia depende de boa gestão e criatividade, dizem especialistas

0

Transformar uma ideia inovadora em um novo negócio é o principal desafio de uma startup de base tecnológica — empresa nascente ou ainda em fase de constituição —, que também tem de fazer com que os custos com manutenção sejam baixos e obtenha retorno sobre o investimento. Para tratar dos desafios e discutir os melhores caminhos para o sucesso de uma startup de tecnologia, quatro especialistas, coautores do livro Empreendedorismo Inovador – Como criar startups de tecnologia no Brasil, participaram de painel nesta quinta-feira, 4, no Web Expo Forum, em São Paulo, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e Teletime.

O consultor Nei Grando, especialista em modelagem de negócios, estratégia, inovação, gestão do conhecimento e TI, observa que, para fazer diferença e transformar uma ideia em algo promissor, que atraia investimentos, o empreendedor deve ter em mente que não se faz inovação sem criatividade. "Mais do que o conhecimento e atitude, é importante integrar a TI aos negócios por meio de uma equipe, de uma metodologia de trabalho e uma plataforma eficaz", detalhou. Segundo ele, o maior erro das startups está em usar uma ferramenta de tecnologia para solucionar problemas, em vez de estabelecer uma metodologia e entender o sistema para melhor utilizá-lo.

Outro aspecto, destacado por Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do centro de empreendedorismo do Insper, diz respeito a implantação de sistemas de gestão. "Sem o conhecimento adequado, o empreendedor começa a se desmotivar ao se dar conta de que precisa gerir a pequena empresa." Ele ressalta que o papel do empreendedor evolui conforme a expansão do negócio. A meta é ele deixa de ser o dono da empresa e passar a ser um gestor, com metas a cumprir. O processo de colocar a ideia em prática ainda é um obstáculo enfrentado por quem decide criar uma startup. Nesse sentido, Nakagawa enfatiza que, em primeiro lugar, o empreendedor deve vencer o medo de iniciar um projeto, já que riscos e incertezas fazem parte do processo. "Vencendo esta barreira, é o momento de arrumar um sócio e sociabilizar com outros empreendedores", completou.

Para Martha Terenzzo, diretora da Inova 360º Consultoria e Inovação e Marketing, existem dez passos fundamentais para empreender em tecnologia. Dentre eles destacam-se o planejamento de atalhos, caso ocorram imprevistos, o estudo sobre criatividade e inovação, o entendimento do comportamento de pessoas, bem como a importância do empreendedor "contar" sua história. "As pessoas hoje não compram mais uma marca, mas a ideia que permeia seu negócio", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.