Os benefícios da mobilidade nos processos de vendas da indústria alimentícia

0

A mobilidade é uma área muito importante na estratégia de Transformação Digital de uma empresa passando a fazer parte do dia a dia dos profissionais de vendas que perceberam que as novas tecnologias permitem maior visibilidade e controle das atividades em campo. Com as informações coletadas é possível gerar relatórios de insights acionáveis, melhorando a tomada de decisão e a definição de estratégias de vendas e marketing. Na indústria de alimentos não é diferente e se torna ainda mais relevante considerando as peculiaridades deste setor – como o controle de estoque e a data de validade dos alimentos, por exemplo.

Dados da Organização das Nações Unidas – ONU estimam que um terço da produção mundial de alimentos seja perdida ou desperdiçada a cada ano no mundo. Na América Latina o percentual chega perto de 15% e na África a 22%. Nos países destas regiões, as perdas se concentram no início da cadeia alimentar, nas etapas da produção agropecuária, colheita e armazenagem. Falando especificamente do Brasil, o país que tem boas práticas – como as centrais de abastecimento (ceasas) e bancos de alimentos – entre 10% e 30% dos alimentos são desperdiçados desde a colheita até o consumidor, podendo chegar a 40% em alguns casos.

Considerando estes dados, contar com iniciativas que auxiliem na diminuição do desperdício de alimentos se torna de extrema importância para o sucesso dos negócios.

Uma melhor gestão da venda dos alimentos é o primeiro passo e a mobilidade corporativa é o caminho a ser seguido. Por meio da mobilidade e de soluções de automação dos processos do ciclo de vendas, os pedidos são realizados em tempo real, fazendo com que a indústria de alimentos tenha um melhor controle do seu estoque e maior produtividade, ampliando o resultado em vendas.

Neste cenário, fica claro o porquê de as previsões da consultoria IDC Brasil para 2018, que apontam um aumento significativo na venda de dispositivos móveis para o mercado corporativo. Estima-se que a demanda será de 3,5 milhões de dispositivos móveis só em 2018, o que representará 6% do volume total de vendas desses aparelhos no Brasil.

Considerando que no Brasil nem todas as localidades possuem internet de qualidade, as soluções que trabalham off-line, atualizando as informações assim que houver acesso a rede ganharão cada vez mais destaque. Além da praticidade, otimização de tempo e redução de custos, as empresas garantem um rico histórico de informações, podendo se preparar com antecedência para atender as demandas de seus clientes – o que é ainda mais relevante para a indústria de alimentos que pode monitorar outras oportunidades de aumento das vendas de um determinado produto de acordo com o período do ano.

É importante avaliar qual solução melhor atende as exigências de cada negócio para melhor gestão e execução perfeita em todas as etapas da cadeia de vendas. Aposte nesta tecnologia e pontencializar os resultados do seu negócio.

Sandra Vaz,  Chief of Sales & Marketing da MC1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.