Publicidade
Início Comunicações Mobile Pesquisa aponta Vivo como operadora com mais políticas de tratamento de dados

Pesquisa aponta Vivo como operadora com mais políticas de tratamento de dados

0
Publicidade

Divulgada nesta quarta-feira, 4, a pesquisa “Quem defende seus dados?”, projeto da Electronic Frontier Foundation (EFF) dos Estados Unidos e realizado no Brasil pelo InternetLab, mostrou mais uma vez a Vivo, tanto na banda larga fixa quanto na móvel, como a empresa com mais políticas de tratamento das informações e comunicação com o consumidor.

Ao mudar a metodologia para buscar empresas com até 1% de market share (o recorte anterior era de 10%), a pesquisa trouxe pela primeira vez classificações sobre políticas de tratamento de dados da Algar, Nextel e Sky. O critério é de buscar sempre se a empresa cumpre o que promete em contratos, avaliando documentos públicos como relatórios financeiros, processos judiciais, notícias na grande mídia e imprensa especializada e até posicionamentos individuais em consultas públicas, como a recente do MCTIC para a Estratégia Digital.

“De maneira geral, olhando para a tabela inteira, percebemos que tem um longo caminho pela frente”, afirma Dennys Antonialli. O diretor do InternetLab considera que as empresas têm oferecido engajamento melhor, mas fez críticas à Net no fornecimento das informações para a pesquisa. Confira na tabela abaixo as principais notas das empresas.

Segundo a coordenadora de privacidade e vigilância do InternetLab e também coordenadora do projeto, Jacqueline Abreu, a Vivo se destacou não apenas por conta da política de tratamento dos dados, mas por montar um “centro de privacidade” com informações sobre segurança, destinação e coleta das informações. No ranking do ano passado, a companhia já havia apresentado relatórios, mas ainda em espanhol. Desta vez, a empresa apresentou a maior parte das informações em português, incluindo vídeo explicando as práticas de maneira acessível ao usuário. “Por causa disso, foi pontuada com estrela cheia”, detalha Abreu, referindo-se à nota máxima do levantamento.

Ela destaca que há nesse item a avaliação sobre o uso que as operadoras fazem dos dados – na terça-feira, 3, o Ministério Público do Distrito Federal anunciou que iria abrir investigação em relação à política de tratamento de informações de usuários por parte da Vivo. Na avaliação da pesquisa, contudo, a operadora esclarece em contrato que utiliza dados para “montar perfis e usam para fins de marketing”. Segundo Jacqueline Abreu, a empresa foi bem avaliada por deixar isso de forma transparente, e o InternetLab não entra em julgamento de valor. Mas lembra que, segundo o Marco Civil da Internet, é necessário que haja o consentimento expresso, livre e informado do usuário.

Também no quesito de entrega de dados cadastrais mediante ordem judicial, a coordenadora do InternetLab lamenta que todas as operadoras apresentem “redação bastante genérica” nos contratos e informações institucionais. Ainda assim, destacou novamente a Vivo, que detalhou para quais autoridades competentes e em quais situações fornece as informações. “O asterisco é que isso está em espanhol”, ressalta.

Já em relação à atuação das empresas no judiciário, Jacqueline Abreu lamenta que as empresas não forneceram informações a respeito de contestações a legislação vigente ou pedidos abusivos. A pesquisadora diz que as operadoras até atuaram em conjunto, por meio da Associação Nacional de Operadoras de Celular (Acel), mas não de forma individual.

Segundo a pesquisadora Juliana Ruiz, na categoria de posicionamento a respeito de projeto de lei ou políticas públicas de privacidade, não houve grandes mudanças em relação ao relatório de 2017 porque não houve muitas contribuições públicas das empresas, “e sobre o PL de dados pessoais, o que a gente tinha eram participações dos anos anteriores, então não consideramos”, declara. Pela consulta pública da Estratégia Digital do governo, o InternetLab observou que a Oi não entrou em detalhes sobre proteção de dados, enquanto a TIM defendeu práticas internacionais e uso de parâmetros de segurança. Já a Vivo não chegou a defender a criação de uma lei específica sobre o assunto, mas falou que precisaria de regulamentação do uso de dados pela administração pública.

Apenas a Vivo pontuou em relação à transparência sobre requisições de dados por parte de autoridades governamentais. Apesar disso, Ruiz lembra que a operadora só forneceu essas informações por meio de relatório global em espanhol, e que no próximo ano já não considerará se continuar nesse idioma. “Vimos evolução de algumas empresas, mas especialmente no caso da Vivo. É importante destacar que desde a primeira edição, a gente incentiva que existam portais de informações aos usuários, que isso não esteja apenas nos contratos, que normalmente têm linguagem bastante árida”, conclui a pesquisadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile