O impacto do 5G no mercado de smartphones no Brasil e no mundo

0

Com a expectativa para a chegada da tecnologia 5G no Brasil, empresas fabricantes de smartphones e focadas em telefonia móvel já iniciaram a movimentação para se adaptar e incluir em seus negócios essa novidade que é bastante promissora. E com razão, uma vez que a promessa é revolucionar o setor em diversas áreas e níveis, principalmente com o consumidor final.  

Segundo o relatório Ericsson Mobility Report, as novas tecnologias de redes móveis vêm conquistando espaço em diversos países e devem se tornar populares até o final de 2027. Nos últimos dez anos, entre 2011 e 2021, houve um aumento de cerca de 300% no tráfego de dados móveis e, com base no estudo, pode-se esperar um avanço de 22% nesse segmento que alcançará 7,7 bilhões de dispositivos, sendo 86% smartphones.  

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Buscapé e Grupo Mosaico destacou que a procura por celulares 5G aumentou 477% em 2021, após os leilões dessa tecnologia e o crescimento de dispositivos compatíveis com essa conexão garantiu ao consumidor uma queda significativa nos preços de venda. As principais marcas trabalharão com a tecnologia 5G, mas ainda não esperam uma demanda alta do consumidor, pois a rede pode demorar a estabilizar.  

O mundo da tecnologia é um mercado de escala. Hoje, dois dos maiores segmentos desse setor são o de smartphones, com 1,5 bilhões de aparelhos em funcionamento, e o de computadores, com 300 milhões de dispositivos conectados. Não existe nenhum outro tão grande dentro deste ecossistema. 

O 5G já se espalhou pelo mundo e é um importante avanço tecnológico, muito superior ao 4G em uma série de características, mas a rede no país não está pronta. Segundo o mesmo relatório, acredita-se que até 2027 o 5G deve representar por volta de 50% das assinaturas de planos de internet móvel no mundo, abrangendo cerca de 75% da população do planeta.  

Mais rápida, estável e capaz de conectar múltiplos dispositivos, a conexão 5G traz com ela uma série de oportunidades de inovação, especialmente quando falamos de smartphones e produtos conectados por meio da Internet das Coisas (IoT). Com essas proposições, seguramente novas empresas devem surgir, além de companhias que já estão se preparando para essa mudança de chave, e a primeira ação é trazer dispositivos com essa conectividade.  

Há três anos já se falava que a digitalização estava avançando e que o mundo mudaria. A conexão 5G se propõe a trazer diversos benefícios aos consumidores, mudanças na organização da sociedade e será a próxima onda tecnológica, mas precisará desse tempo de maturação. As ondas milimétricas que atingem uma maior velocidade de transmissão precisam de uma cobertura de rede mais densa do que temos em outras tecnologias wireless e isso também traz um desafio adicional para as empresas de Telecom, que ganharam os leilões dessa tecnologia e que exige grandes investimentos. 

Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Negócios de Consumo e Mobilidade na Positivo Tecnologia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.